PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO REGULAR PROPRIÁ
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv10n1-003Palavras-chave:
Deficiência Visual, Práticas Pedagógicas, Ensino AprendizagemResumo
O estudo “Práticas Pedagógicas no Processo Ensino Aprendizagem do Deficiente Visual no ensino regular”, tem o objetivo de apreender os principais fatores que precisam ser analisados antes de planejar qualquer prática pedagógica presente na dinâmica das atividades escolares dos alunos com cegueira e baixa visão. A pesquisa considerou os objetivos específicos: - Estimular a curiosidade e o prazer dos alunos com cegueira e baixa visão em realizar as atividades escolares; - Analisar o conceito de sistemas psicológicos e seu valor para a reflexão sobre a intervenção educativa no contexto da deficiência visual; - Implementar experiências educacionais que favoreçam a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência visual. O processo investigativo que foi gestado no questionamento: como utilizar materiais didáticos alternativos que auxiliem no processo de ensino aprendizagem de alunos com cegueira e baixa visão em um ambiente escolar com diversos alunos e em tempo de aula comum a todos? A metodologia empregada foi à pesquisa bibliográfica, junto a materiais bibliográficos, internet e outros de igual natureza, fazendo uso da abordagem qualitativa, levando em conta os princípios da Análise de Conteúdo, que resultou na seguinte inferência: é imprescindível o papel social da Escola e seu compromisso de proporcionar um processo educacional mais justo e democrático para a elaboração de conhecimentos e efetivação de políticas inclusionistas. É dever basilar de a escola proporcionar o atendimento adequado às necessidades especiais desses alunos. Conclui-se este estudo ressaltando-se que através das Tecnologias Assistivas ou materiais didáticos alternativos de baixo custo é possível uma promoção e equalização de oportunidades a todos os alunos, sejam eles deficientes ou não.
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