RELEVÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv11n1-006Palavras-chave:
Multiletramentos, Prática, Ensino-aprendizagemResumo
OBJETIVO: Realizar uma pesquisa sistemática integrativa, de forma a evidenciar a relevância dos multiletramentos como prática no processo de ensino-aprendizagem. MÉTODOS: trata-se de um estudo sistemático integrativo, na estante virtual periódicos Capes. O período de coleta dos dados foi nos meses de março e abril de 2022, e adotou-se como critérios de inclusão, artigos publicados no período de 2017 a 2022. Enquanto que os critérios de exclusão foram artigos irrelevantes para a temática do estudo, repetidos e com informações incoerentes em relação à questão norteadora. RESULTADOS: foram analisados 155, entretanto, apenas 5 obedeceram aos critérios de inclusão e foram selecionados pelo tema para pesquisa. As categorias temáticas desenvolvidas a partir da análise dos vídeos foram: 1- Relevância dos multiletramentos para o ensinoaprendizagem; 2 – Multiletramentos na prática de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Promover o ensinoaprendizagem considerando práticas que possibilitem os multiletramentos favorece a formação de pessoas capazes de atuar em uma sociedade globalizada e que tem em seu contexto a multiculturalidade, multimodalidade e a multimídia.
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Copyright (c) 2025 José Fabiano dos Santos, Sandra Maria Pontes, Betijane Soares de Barros, Maria José Costa Toledo, Luciane Victorino Barbosa, Ivanete Maria da Silva Alves, Joselito Araújo Silva

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