RELEVÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • José Fabiano dos Santos
  • Sandra Maria Pontes
  • Betijane Soares de Barros
  • Maria José Costa Toledo
  • Luciane Victorino Barbosa
  • Ivanete Maria da Silva Alves
  • Joselito Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv11n1-006

Palavras-chave:

Multiletramentos, Prática, Ensino-aprendizagem

Resumo

OBJETIVO: Realizar uma pesquisa sistemática integrativa, de forma a evidenciar a relevância dos multiletramentos como prática no processo de ensino-aprendizagem. MÉTODOS: trata-se de um estudo sistemático integrativo, na estante virtual periódicos Capes. O período de coleta dos dados foi nos meses de março e abril de 2022, e adotou-se como critérios de inclusão, artigos publicados no período de 2017 a 2022. Enquanto que os critérios de exclusão foram artigos irrelevantes para a temática do estudo, repetidos e com informações incoerentes em relação à questão norteadora. RESULTADOS: foram analisados 155, entretanto, apenas 5 obedeceram aos critérios de inclusão e foram selecionados pelo tema para pesquisa. As categorias temáticas desenvolvidas a partir da análise dos vídeos foram: 1- Relevância dos multiletramentos para o ensinoaprendizagem; 2 – Multiletramentos na prática de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Promover o ensinoaprendizagem considerando práticas que possibilitem os multiletramentos favorece a formação de pessoas capazes de atuar em uma sociedade globalizada e que tem em seu contexto a multiculturalidade, multimodalidade e a multimídia.

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

dos Santos, J. F. ., Pontes, S. M. ., de Barros, B. S. ., Toledo, M. J. C. ., Barbosa, L. V. ., Alves, I. M. da S. ., & Silva, J. A. . (2025). RELEVÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Sistemática, 11(1). https://doi.org/10.56238/rcsv11n1-006