PRECEPTORIA NA NEO VOU FALAR: DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE VÍDEO ANIMADO EDUCATIVO

Autores

  • Sheila de Souza Ramires Dutra
  • Andrea Marques Vanderlei Fregadolli
  • Maria Amélia dos Santos Lemos Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv12n1-005

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva, Preceptoria, Enfermagem, TIC, Áudio/Vídeo

Resumo

Introdução: o áudio vídeo é uma ferramenta que tem funcionalidade amplamente difundida tanto em estratégias de ensino aprendizagem quanto em medidas de promoção e educação em saúde. Quando aplicada linguagem que tem identidade com o contexto em que será transmitido, facilita a adesão e compreensão dos ouvintes. O uso de versos rimados em estrofes é um modo de linguagem popularque desperta a curiosidade e melhora a comunicação entre os interlocutores. Objetivo: apresentar reflexões acerca da atividade de preceptoria dos profissionais de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma Maternidade Escola. Metodologia: o vídeo animado foi produzido durante a realização da disciplina de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais I e II, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES- FAMED-UFAL). Todas as etapas de produção do vídeo foram submetidas a avaliação dosdiscentes e professores do Programa que atuaram como juízes na avaliação que resultou no produtofinal. Todas as etapas do vídeo animado foram submetidas ao Processo de Validação Eletrônica (PVE), o qual foi realizado de maneira síncrona, na Plataforma Google Meet, durante a realizaçãoda disciplina de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais II (realizada no período de03/02/2022 a 10/03/2022), ofertada no primeiro semestre de 2022, com carga horária total de 30h,do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES- FAMED-UFAL). Resultados: o se aproxima do seu público-alvo à medida que usa a linguagem da rima, uma manifestação típica da cultura nordestina. A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade. O vídeo “Preceptoria na Neo vou falar...” foi apresentado aos profissionais de Enfermagemda Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade durante rodas de conversas realizadas nas jornadas de trabalho das enfermeiras. A aceitação e receptividade dos profissionais foisatisfatória ratificando a identificação com o discurso apresentado no vídeo. O produto permanece disponível tanto para visualização quanto para compartilhamento entre as profissionais por meio de plataformas de mídias digitais, e já apresenta 467 visualizaçõese 136 comentários na página do YouTube. O vídeo permite, portanto, a disseminação e ampliaçãodo conteúdo e da reflexão suscitada pelos versos apresentados O produto está sendo utilizado nos treinamentos em serviço, pela Educação continuada da instituição em que foi realizada a pesquisa. Considerações finais: a produção do vídeo “Preceptoria na Neo vou falar” suscita a reflexão acerca do contexto de cotidiano da força de trabalho em enfermagem nas unidades de terapia intensiva. Espera-se que o vídeo produzido, possa subsidiar a discussão entre as instituições, profissionais e alunos para melhoria contínua e permanente do Programa de Residência e da qualidade da assistência prestadana Maternidade em que foi realizada esta pesquisa.

Downloads

Publicado

2023-10-01

Como Citar

Dutra, S. de S. R. ., Fregadolli, A. M. V. ., & Gurgel, M. A. dos S. L. . (2023). PRECEPTORIA NA NEO VOU FALAR: DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE VÍDEO ANIMADO EDUCATIVO. Revista Sistemática, 12(1). https://doi.org/10.56238/rcsv12n1-005