PRECEPTORIA NA NEO VOU FALAR: DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE VÍDEO ANIMADO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv12n1-005Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva, Preceptoria, Enfermagem, TIC, Áudio/VídeoResumo
Introdução: o áudio vídeo é uma ferramenta que tem funcionalidade amplamente difundida tanto em estratégias de ensino aprendizagem quanto em medidas de promoção e educação em saúde. Quando aplicada linguagem que tem identidade com o contexto em que será transmitido, facilita a adesão e compreensão dos ouvintes. O uso de versos rimados em estrofes é um modo de linguagem popularque desperta a curiosidade e melhora a comunicação entre os interlocutores. Objetivo: apresentar reflexões acerca da atividade de preceptoria dos profissionais de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma Maternidade Escola. Metodologia: o vídeo animado foi produzido durante a realização da disciplina de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais I e II, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES- FAMED-UFAL). Todas as etapas de produção do vídeo foram submetidas a avaliação dosdiscentes e professores do Programa que atuaram como juízes na avaliação que resultou no produtofinal. Todas as etapas do vídeo animado foram submetidas ao Processo de Validação Eletrônica (PVE), o qual foi realizado de maneira síncrona, na Plataforma Google Meet, durante a realizaçãoda disciplina de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais II (realizada no período de03/02/2022 a 10/03/2022), ofertada no primeiro semestre de 2022, com carga horária total de 30h,do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES- FAMED-UFAL). Resultados: o se aproxima do seu público-alvo à medida que usa a linguagem da rima, uma manifestação típica da cultura nordestina. A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade. O vídeo “Preceptoria na Neo vou falar...” foi apresentado aos profissionais de Enfermagemda Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade durante rodas de conversas realizadas nas jornadas de trabalho das enfermeiras. A aceitação e receptividade dos profissionais foisatisfatória ratificando a identificação com o discurso apresentado no vídeo. O produto permanece disponível tanto para visualização quanto para compartilhamento entre as profissionais por meio de plataformas de mídias digitais, e já apresenta 467 visualizaçõese 136 comentários na página do YouTube. O vídeo permite, portanto, a disseminação e ampliaçãodo conteúdo e da reflexão suscitada pelos versos apresentados O produto está sendo utilizado nos treinamentos em serviço, pela Educação continuada da instituição em que foi realizada a pesquisa. Considerações finais: a produção do vídeo “Preceptoria na Neo vou falar” suscita a reflexão acerca do contexto de cotidiano da força de trabalho em enfermagem nas unidades de terapia intensiva. Espera-se que o vídeo produzido, possa subsidiar a discussão entre as instituições, profissionais e alunos para melhoria contínua e permanente do Programa de Residência e da qualidade da assistência prestadana Maternidade em que foi realizada esta pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sheila de Souza Ramires Dutra, Andrea Marques Vanderlei Fregadolli, Maria Amélia dos Santos Lemos Gurgel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.