O PROFESSOR COMO PEÇA CHAVE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv6n1-004Palavras-chave:
Lúdico, Escola, AprendizagemResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o papel do professor como mediador no processo de ensino aprendizagem utilizando o método lúdico. Trata-se de uma revisão sistemática integrativa, baseada na varredura em bases periódicas indexadas. O período de coleta dos dados compreendeu os meses de agosto a março de 2020. Adotaram-se como critério de inclusão: livros, periódicos e trabalhos acadêmicos que contemplavam a ludicidade como ferramenta de aprendizagem, em idioma português. Como critério de exclusão não foram consultados documentos tais como, relatórios e questionários. Dos vinte e sete trabalhos analisados, todos obedeceram aos critérios de inclusão incluída às etapas da presente revisão integrativa. A análise sistemática inferiu na categorização das seguintes abordagens: 1- Ensino aprendizagem e formação inicial docente: Aspectos históricos e de inovação utilizando métodos lúdicos (será que o docente é preparadao na sua formação inicial para aplicar o método lúdico no processo ensino aprendizagem?) 2- Adoção, percepção e relevância do método lúdico na prática docente (Será que o docente aplica o método lúdico na prática? Quais estímulos devem ser adotados para que seja aplicado como uma técnica de ensino aprendizagem). Foi possível concluir que os docentes não se encontram preparados adequadamente para a aplicabilidade do lúdico, porém muitas modificações já ocorreram na questão da formação que no caso deve ser continua. Quanto a aplicabilidade do lúdico em sala de aula, percebe-se que o lúdico é uma das maiores ferramentas para o aprendizado.
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