POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, TECNOLOGIA E COVID-19: UMA REALIDADE INESPERADA
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv6n1-005Palavras-chave:
Políticas, Públicas, Educacionais, Covid-19, TecnologiaResumo
O presente artigo trata das políticas públicas educacionais em face a pandemia Covid-19 e do uso da tecnologia como ferramenta essencial, diante dessa nova realidade. E, tem como pergunta norteadora: Diante da realidade imposta pela pandemia da Covid-19, como as ferramentas tecnológicas podem ser minimizadoras do distanciamento escolar e, se as políticas públicas educacionais do Brasil atendem a nova realidade do sistema educacional? A pesquisa analisou produções científicas publicadas entre 2016 e 2020, nos sites: Periódicos Capes, BVS e Scielo. O objetivo da presente pesquisa é analisar as políticas públicas educacionais em tempo de pandemia e como as tecnologias podem ser aliadas do aprendizado. Utilizando os descritores estruturados no DeCS e MeSH. O período de coleta dos dados correu no mês de abril de 2021. Como critério de inclusão foram utilizados artigos científicos relacionados ao tema e com menos de 5 anos de publicação e, como critérios de exclusão, artigos científicos que não contemplam a temática políticas públicas educacionais e pandemia Covid-19. Diante do exposto, conclui-se que é necessário que a implementação de políticas públicas educacionais modernas que possam oferecer caminhos seguros a serem seguidos em momentos de extrema crise como o que estamos passando, de forma a minimizar os seus impactos; que os profissionais da educação busquem se aperfeiçoar em mais de uma área do conhecimento; que as famílias se envolvam cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem; e, que os alunos se empenhem nos estudos, sendo criadores de seu próprio conhecimento de forma a se tornarem cidadãos melhores e mais capazes em tudo que se proporem a fazer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ivaldo Sales Nascimento Júnior, Eduardo Cabral da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.