FAMÍLIA E LEITURA E ENSINO FUNDAMENTAL E DISLEXIA E METACOGNIÇÃO

Autores

  • Elizabeth Calheiros Borges

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv7n1-002

Palavras-chave:

Família, Leitura, Dislexia, Metacognição

Resumo

O habito da leitura é de grande importância para o desenvolvimento da criança e com a prática a criança cresce, mentalmente, em vários aspectos, já que esta prática estimula a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, desenvolve a habilidade linguística, trabalha as emoções, além de melhorar suas habilidades de comunicação. Esta pesquisa buscou analisar a produção científica sobre a relação entre a Leitura, a família, o ensino fundamental, a Dislexia e a Metacognição, analisando produções científicas publicadas entre 2015 e 2019, nos sites periódicos da SciELO, CAPES, MEDLINE, LILACS. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura integrativa. Utilizando os descritores estruturados no DeCS e MeSH. O período de coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2019. Adotou-se como critério de inclusão de artigos científicos e, como critérios de exclusão artigos que não contemplam a temática estudada. Espera-se poder compreender que a família tem um papel fundamental e de suma importância no processo de aprendizagem da criança, e que esta instituição é extremamente importante para o aluno portador de dislexia e até mesmo do não portador, e que estes terão um desempenho metacognitivo com maior aproveitamento quando a escola e a família trabalham juntos.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Borges, E. C. . (2021). FAMÍLIA E LEITURA E ENSINO FUNDAMENTAL E DISLEXIA E METACOGNIÇÃO. Revista Sistemática, 7(1). https://doi.org/10.56238/rcsv7n1-002