AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE PALESTRA SOBRE IMUNIZAÇÃO DE HPV EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA RESPONSÁVEIS EM ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n7-004Palavras-chave:
Vacinação, Educação em Saúde, Papilomavírus HumanoResumo
Introdução: O Papilomavírus Humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, tendo a vacina como um método eficaz e disponível para a prevenção. Por conta disso, a educação para o incentivo à vacinação de crianças e adolescentes é essencial, por isso, as palestras nas escolas podem funcionar como maneira de levar conscientização aos pais e responsáveis. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o impacto de uma palestra sobre imunização do HPV em crianças e adolescentes para pais e responsáveis em uma escola pública de Salvador. Métodos: Estudo realizado em uma escola pública de Salvador, a partir de um projeto de extensão, com amostra de conveniência, sendo feita a aplicação de questionários sobre o conhecimento da vacinação e da IST do HPV, pré e pós palestra para 65 pais e responsáveis. Além da entrega de folder para mais informações, os dados foram analisados no Google Planilhas. Resultados: A maioria dos participantes era responsável por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 30 e 50 anos, mães, e, em sua maioria, com ensino médio completo. Antes da palestra, as médias das respostas variaram de 4,03 a 4,67, com mediana 5,0 na maioria das questões e desvios padrão entre 0,82 e 1,32. Após a intervenção, as médias aumentaram em quase todas as questões, variando de 4,39 a 4,78, com todos os valores medianos em 5 e desvios padrão mais baixos (0,60 a 1,10), indicando maior consistência nas respostas. A maior variação foi observada na questão 4, com aumento de 0,73 pontos (18,09%). Apenas a questão 11 apresentou leve queda na média (-0,03). A representação gráfica evidenciou o aumento geral das médias após a ação educativa. Conclusão: A palestra educativa sobre vacinação contra o HPV realizada com pais em uma escola pública de Salvador mostrou-se eficaz na ampliação do conhecimento e na mudança de atitudes. A iniciativa reforça o potencial das ações educativas escolares no enfrentamento da hesitação vacinal.
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