METODOLOGIA ATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Lana Ingrid Pitanga Tobias
  • Cleidejane Soares de Barros

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv9n1-001

Palavras-chave:

Gamificação, Educação, Jogos Educativos, Metodologia, Ensino/Aprendizagem

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática sobre a gamificação como metodologia ativa dentro do processo de ensino aprendizagem. E tem como pergunta norteadora: Diante da atual sociedade, tão dinâmica e rápida, qual o impacto que a gamificação tem tido no processo de ensino aprendizagem da educação básica? A pesquisa analisou produções científicas publicadas entre 2018 a 2022, nos sites: BVS e Periódico Capes. O objetivo da presente pesquisa é investigar o impacto da gamificação aplicada no ensino aprendizagem da educação básica. Utilizando os descritores estruturados no DeCS e MeSH. O período de coleta de dados ocorreu no mês de março de 2023. Como critério de inclusão foram utilizados artigos científicos relacionados ao tema e com menos de 5 anos de publicação e, como critério de exclusão, artigos científicos que não contemplam a temática gamificação na sociedade e na escola. Diante do exposto, conclui-se que a aplicação da gamificação na aprendizagem da educação básica é notória e que, em todos os artigos trabalhados para essa revisão sistemática, a aplicação desta metodologia sempre se mostra positiva e é capaz de motivar, engajar e proporcionar momentos de interatividade e troca entre aluno e professor.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Tobias, L. I. P. ., & de Barros, C. S. . (2023). METODOLOGIA ATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA. Revista Sistemática, 9(1). https://doi.org/10.56238/rcsv9n1-001