METODOLOGIA ATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv9n1-001Palavras-chave:
Gamificação, Educação, Jogos Educativos, Metodologia, Ensino/AprendizagemResumo
O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática sobre a gamificação como metodologia ativa dentro do processo de ensino aprendizagem. E tem como pergunta norteadora: Diante da atual sociedade, tão dinâmica e rápida, qual o impacto que a gamificação tem tido no processo de ensino aprendizagem da educação básica? A pesquisa analisou produções científicas publicadas entre 2018 a 2022, nos sites: BVS e Periódico Capes. O objetivo da presente pesquisa é investigar o impacto da gamificação aplicada no ensino aprendizagem da educação básica. Utilizando os descritores estruturados no DeCS e MeSH. O período de coleta de dados ocorreu no mês de março de 2023. Como critério de inclusão foram utilizados artigos científicos relacionados ao tema e com menos de 5 anos de publicação e, como critério de exclusão, artigos científicos que não contemplam a temática gamificação na sociedade e na escola. Diante do exposto, conclui-se que a aplicação da gamificação na aprendizagem da educação básica é notória e que, em todos os artigos trabalhados para essa revisão sistemática, a aplicação desta metodologia sempre se mostra positiva e é capaz de motivar, engajar e proporcionar momentos de interatividade e troca entre aluno e professor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lana Ingrid Pitanga Tobias, Cleidejane Soares de Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.