LEITURA ALÉM DAS PALAVRAS: ABORDAGENS ESTRATÉGICAS À LITERATURA NA SALA DE AULA DE EFL
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n8-001Palavras-chave:
Estratégias de Leitura, Textos Literários, EFL, Habilidades Linguísticas, Compreensão da Leitura, Mediação do ProfessorResumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre estratégias de leitura aplicadas ao ensino de textos literários em sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (EFL). Considerando a relevância da literatura no ensino de idiomas, o estudo discute como o uso de estratégias de leitura eficazes pode aprimorar a compreensão e o engajamento dos alunos com os textos, apoiando o desenvolvimento de habilidades adicionais, como escrita, fala e compreensão auditiva. A ênfase é colocada no papel dos professores na mediação do processo de leitura e no fomento da interação dos leitores com o texto por meio da ativação de conhecimentos linguísticos e extralinguísticos prévios. O estudo destaca como a leitura estratégica permite que os alunos construam significados, reconheçam informações relevantes e conectem o texto às suas próprias realidades, promovendo tanto a aquisição da linguagem quanto o pensamento crítico.
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