O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Jaqueline de Fátima Vieira Cunha

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n9-001

Palavras-chave:

História da Matemática, Equações do 1º Grau, Equações do 2º Grau

Resumo

O ensino das equações de 1º e 2º graus representa um marco essencial na formação matemática dos estudantes, pois introduz conceitos fundamentais para a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento algébrico. Para tornar essa aprendizagem mais significativa, é fundamental que o professor utilize diferentes recursos didáticos, entre eles a História da Matemática. Dessa forma, a partir de pesquisas bibliográficas, este artigo discute como povos da Índia, egípcios, babilônios, gregos, árabes e europeus trabalharam com equações. O objetivo é mostrar a construção do conhecimento matemático ao longo dos anos e apresentar sugestões de atividades que podem ser utilizadas durante as aulas. Ao trazer esses elementos históricos para a sala de aula, o professor não apenas contextualiza os conceitos matemáticos, mas também evidencia a matemática como construção humana, ligada a diferentes culturas e necessidades sociais.

Referências

AMARAL, João Tomas do. Método de Viète para resolução de equações do 2.º grau. RPM, São Paulo, v. 13, 2015. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/13/4.htm. Acesso em: 8 ago. 2025

BECK, Vinícius Carvalho. A matemática no Egito Antigo. 2010. Apresentação de trabalho/Congresso.

BOYER, Carl B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. 496 p.

BRANDEMBERG, João Cláudio. A história da matemática como tendência metodológica a partir do início dos anos 2000. Revista HISTEMAT, v. 11, p. 1-18, 2025.

BRASIL. Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, 1997.

GIOVANNI JUNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A conquista da matemática: 7º ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009. p. 115-169.

MOTTA, Josiane Marques. Abordagem da equação do 2º grau através da resolução de problemas: uma aplicação no ensino fundamental. 2000. 65 f. Monografia (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/97061/Josiane_Marques_Motta.PDF?sequence=1> Acesso em: 16 jun. 2025.

PAULA, Caio César Pereira de; LOPES, Juracélio Ferreira; OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo. Resoluções de equação do 2º grau: método do passado com tecnologia do presente. Vista da Educação Matemática, Ouro Preto, v. 1, p. 1-5, 2011. Publicado nos Anais da XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística, 2011.

PEDROSO, Hermes Antônio. Uma breve história da equação do 2º grau. REMat: Revista Eletrônica de Matemática, Jataí, n. 2, p. 1-13, 2010. Disponível em: http://www2.jatai.ufg.br/ojs/index.php/matematica. Acesso em: 1 ago. 2025

PEREIRA, Júlio Cesar Santos; LUZ, Deusilande Muniz Deusdará; RAMALHO, Ricardo de Oliveira et al. A importância da história da matemática na aprendizagem matemática. Revista Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 21, n. 6, p. 1-26, 2024.

PINHO, Jackson Moraes; VERNES, Gilson da Silva; SEIBERT, Tania Elisa. A resolução de equações do segundo grau com ênfase no método de completar quadrados. ENCONTRO REGIONAL PIBID/RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA, FACCAT, 2015. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/12%20OF.pdf. Acesso em:5 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Cunha, J. de F. V. (2025). O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Revista Sistemática, 15(9), e8001 . https://doi.org/10.56238/rcsv15n9-001