NECESSIDADE DE FORMAÇÃO INICIAL BÁSICA EM METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO JUNTO DO LICEU N.º1068, MATALA
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n9-003Palavras-chave:
Necessidade, Formação inicial, Metodologia de Investigação Científica, Ensino MédioResumo
A investigação é um processo complexo que, a partir das exigências sociais, deve harmonizar adequadamente o processo de formação dos professores e alunos dentro das instituições escolares. Daí que, o artigo parte da seguinte questão de base: qual é a relevância da necessidade de formação inicial básica em Metodologia de Investigação Científica nos alunos do Ensino Médio? O artigo tem como título: “Necessidade de formação inicial básica em Metodologia de Investigação Científica nos alunos do Ensino Médio: Estudo junto do Liceu nº1068, Matala”. O objectivo geral constou em descrever a relevância da necessidade de formação inicial básica em Metodologia de Investigação Científica nos alunos do Ensino Médio de modo a contribuir para o desenvolvimento de habilidades investigativas. O artigo caracteriza-se ainda pela sua natureza qualitativa, cujo método foi o histórico-lógico, com realce aos métodos histórico-lógico e análise-síntese. Chegou-se a conclusão de que, a formação inicial básica em Metodologia de Investigação Científica nos alunos do Ensino Médio é urgente e fundamental para a comunidade académica no sentido geral, pois, garante a validade, a confiabilidade, responsabilidade dos estudos sobretudo científicos, enquanto promove o desenvolvimento de habilidades investigativas.
Referências
Alfredo, F. C. (2015). Dificuldades na elaboração de trabalhos académicos: reflexões a partir dos discursos dos estudantes universitários em Angola. Revista UDZIWI, Maputo, v. 6, n. 24, p. 21-41, 2015.
Alfredo, F. C. (2023). Ensino da ética na pesquisa em educação: análise dos programas de formação em investigação científica e a relevância nas monografias produzidas em Angola. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18 , n. 24, pp. 2-4.
Andito, D. F. J. (2016). A Investigação orientada como estratégia de ensino da electroquímica (Dissertação). Lubango: ISCED.
Caliata, A. (2015). Contextualização no ensino usando a química da cozinha. (Trabalho de Licenciatura para obtenção do grau de Licenciado em Ensino da Química). Lubango: ISCED.
Cardoso, J. R. (2013). O Professor do futuro. Lisboa: Guerra e Paz.
Chizzotti, A. (1991) Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2ª. ed. São Paulo: Ideias & Letras.
Cipriano, S. K. (2020). O A B C da Metodologia de Investigação Científica: Como elaborar uma monografia de licenciatura. Luanda: Mayamba Editora.
Costa, P. J. (2008). Repensar o ensino da metodologia de investigação: uma reflexão centrada nas dificuldades de estudantes universitários. Luanda: Mérignac.
Curimenha, M. M. (2023). Investigação científica em Angola: desafios e estratégias para a autonomia nacional. São Paulo: UEC.
Decreto-Lei nº 32/20. (2020). Lei que altera a Lei nº17/16, de 7 de Outubro- Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino em Angola. Diário da República I Série –N.º123.
Demo, P. (2009). Pesquisa: princípio científico e educativo. 13ª ed. São Paulo: Cortez.
Furtado, C. A. (2016). O continente africano e a produção africana do conhecimento. Revista Relea, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 118-137, jan./jun.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas.
Hegenberg, L. (1976). Etapas da investigação científica. São Paulo: Pioneira.
Júnior, D. V. (2021). A Contextualização no ensino do conteúdo reacções de oxidação-redução na Química Geral no curso de Ensino da Química (Dissertação). Lubango: ISCED.
Kapitya, F. (2008). ABC de Metodologia Científica: noções de estudo, trabalho de currículo, monografia, dissertação, tese e livro. 3ª ed. Benguela: Secretariado Diocesano de Pastoral.
Libâneo, J. C. (2005). Didáctica. 23ª ed. São Paulo: Cortez Editora.
Maia, R. T. (2008). A Importância da disciplina de Metodologia Científica no desenvolvimento de produções académicas de qualidade no
nível superior. Paraná: UEM.
Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (1988). Metodologia científica. São Paulo: Avercamp.
Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (2007). Fundamentos da Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas.
Marques, R. (2001). Educar com os pais. Lisboa: Editorial Presença.
Menezes, M. A. (2014). Reflexões sobre Educação. 2ª Ed. Luanda: Mayamba Editora.
Mualunga, E. L. F. (2020). Metodologia baseada na Exercitação para o
tratamento de Derivadas na Unidade Curricular de Matemática I (Dissertação). Huambo: ISCED.
Pakisi, A. (2020). A Monografia. Teoria e Prática da sua Metodologia Científica. Luanda: Mayamba Editora.
Severino, A. J. (2000). Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez.
Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo, SP: Cortez.
Silva, E. A. (2001). Evolução histórica do método científico desafios e paradigmas para o século XXI (Tese de doutoramento). Três Lagoas: UFMS/Campus.
Teixeira, E. (2010). As três metodologias: académica, da ciência e da pesquisa. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Tribunal Constitucional. (2022). Constituição da República de Angola: Edição Especial Actualizada. Angola: Lexdata - Sistemas e Edições Jurídicas, Lda.
Tula, G. A. (2014). Estratégia didáctica para a integração de conteúdos de Mecânica no curso de Construção Civil no Instituto Médio Politécnico da Humpata (Dissertação). Lubango: ISCED.
Zassala, C. (2015). Iniciação à pesquisa científica. 3ª ed. Luanda: Mayamba.
Zassala, C. (2021). Iniciação à Pesquisa Científica. 6ª ed. Luanda: Mayamba Editora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.