A TENDA DO CONTO COMO INSPIRAÇÃO PARA UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE UM PASSADO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-003Palavras-chave:
Relato de Experiência, Narrativas, Memórias, Autorreflexão, Tenda do ContoResumo
Este relato de experiência visa compartilhar como a narrativa, inspirada na abordagem do livro "A Tenda do Conto", pode ser uma ferramenta valiosa para a formação integral de professores. A Tenda do Conto, como prática integrativa de cuidado, utiliza a narração de histórias para promover a reflexão e a transformação. De forma semelhante, a orientação dos Memoriais de Formação buscou criar um espaço de escuta e compartilhamento de histórias, onde os estudantes pudessem ressignificar suas experiências e projetar seu futuro profissional. A experiência de orientar a escrita de Memoriais de Formação com estudantes de Pedagogia revelou o poder transformador da narrativa na formação de educadores. Ao criar um espaço de orientação que valorizava a narrativa e a reflexão, os estudantes puderam compartilhar suas histórias de vida e objetos significativos, estabelecendo uma conexão entre o passado e o presente fundamental para o crescimento pessoal e profissional. A abordagem demonstrou que a narrativa pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, permitindo que os estudantes desenvolvam uma maior consciência sobre suas próprias práticas e processos de pensamento. Além disso, a reflexão sobre a prática também foi enriquecedora para a professora formadora, que pôde revisitar seu próprio passado e ressignificar suas experiências. A experiência reforçou a importância do papel do professor como mediatizador do crescimento pessoal e profissional dos estudantes. A narrativa se mostrou uma ferramenta poderosa para a formação de educadores, promovendo autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional e autonomia.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CARRILHO, Maria de Fátima. Narrativas autobiográficas e formação. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil, 2015. Disponível em: https://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=E211BR105G0&p=CARRILHO%2C+M.+Narrativas+autobiogr%C3%A1ficas+e+forma%C3%A7%C3%A3o.+Tese+(Doutorado)%2C+Universidade+Federal+do+Rio+Grande+do+Norte%2C+Rio+Grande+do+Norte%2C+Brasil%2C+2015. Acesso em: 03 out. 2025.
FÉLIX-SILVA, Vladimir Antonio; NASCIMENTO, Maria Valquíria Nogueira do.; ALBUQUERQUE, Marcia Maria Rodolfo de.; CUNHA, Maria do Socorro Gomes da. GADELHA, Maria Jacqueline Abrantes. A tenda do conto como prática integrativa de cuidado na atenção básica, Natal: Edunp, 2014. 78p.
JOSSO, Marie-Christine. Formação experiencial e desenvolvimento de competências. In: JOSSO, M. C.; MAY, M. Formação de adultos e desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2004. p. 123-145.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A narrativa como método de formação. 2018. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil, 2018. Disponível em: https://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=E211BR105G0&p=PASSEGGI%2C+M.+A+narrativa+como+m%C3%A9todo+de+forma%C3%A7%C3%A3o.+2018.+Tese+(Doutorado)%2C+Universidade+Federal+do+Rio+Grande+do+Norte%2C+Rio+Grande+do+Norte%2C+Brasil%2C+2018. Acesso em: 03 out. 2025.
PINEAU, Gaston. Histórias de vida: um método de formação. In: __. Produções e práticas em história de vida. São Paulo: Paulus, 1983. p. 15-30.
VIGOTSKY, Lev Seminioviche. Pensamiento y lenguaje. La Habana: Pueblo y Educación, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.