INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UM MUNDO CONECTADO

Autores

  • Beatriz de Lima Nogueira
  • Rosângela Arzão Souza
  • Ester Pinheiro Pontes
  • Ronise do Nascimento Ferreira
  • Tatiane Oliveira Barbosa
  • Elisabete Lopes Alves

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-004

Palavras-chave:

Letramento Transversal, Inteligência Artificial, Educação Básica, Letramento Digital, Autoria

Resumo

O avanço da Inteligência Artificial tem modificado de maneira profunda as formas de ler, escrever e compreender o mundo, exigindo novas interpretações sobre o letramento no campo educacional. Este artigo discute o conceito de letramento transversal a partir das possibilidades de diálogo entre práticas pedagógicas e tecnologias inteligentes na Educação Básica. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, fundamenta-se em estudos recentes que exploram a presença da IA generativa no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no desenvolvimento da leitura e da escrita em ambientes digitais. Analisa-se como a mediação docente pode favorecer uma relação ética, crítica e criativa com essas ferramentas, estimulando a autoria e a reflexão sobre os usos conscientes da tecnologia. O estudo propõe compreender a Inteligência Artificial não como substituta das práticas humanas, mas como aliada na ampliação das experiências de linguagem e na formação de sujeitos autônomos, capazes de interpretar, produzir e compartilhar conhecimentos em um mundo conectado.

Referências

ALESSI, Rodrigo; PEREIRA, Ana Lúcia; GROSSI, Luciane. O letramento em inteligência artificial na educação: uma revisão sistemática de literatura. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, Boa Vista, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1677. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1677. Acesso em: 5 set. 2025.

VALÉRIO, E. de Moraes; SANTOS FILHO, J. M. dos. Letramento em Inteligência Artificial: uma reflexão a partir do guia da UNESCO sobre competências em IA para professores. Revista Tópicos, São Paulo, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13846728. Disponível em: https://revistatopicos.com.br/generate/pdf_zenodo/pub_13846728.pdf. Acesso em: 12 set. 2025.

SOUZA, E. S. R. de. Letramento científico e inteligência artificial na educação. Foco: Revista de Pesquisa Educacional, Campo Grande, 2025. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/7882. Acesso em: 6 out. 2025.

Cadernos de Letras da UFF. Letramento na Era da Inteligência Artificial. Niterói: Universidade Federal Fluminense, v. 35, n. 69, 2024. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v35i69.63346. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/download/63346/38412/235766. Acesso em: 1 out. 2025.

Revista Interinstitucional Artes de Educar. Inteligência Artificial na Educação Básica. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.85900. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/download/85900/53288/337022. Acesso em: 14 ago. 2025.

NASCIMENTO, D. C. de Lima. Inteligência Artificial no ensino de Língua Portuguesa: uma análise de planos de aula. Cuadernos de Educación, Madrid, 2025. Disponível em:

https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/7919. Acesso em: 16 ago. 2025.

RODRÍGUEZ, V. A. Inteligência Artificial e Educação 5.0. Revista de Estudos Interdisciplinar, São Paulo, v. 2, n. 3, 2025. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/2335. Acesso em: 3 out. 2025.

ZHANG, Z. V. Letramento digital na era da inteligência artificial: explorando o envolvimento dos estudantes com feedback da avaliação. Praxis, Vitória da Conquista, 2025. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/17102. Acesso em: 6 out. 2025.

YAN, Z. et al. Practical and ethical challenges of large language models in education: a systematic scoping review. arXiv preprint, Ithaca, 2023. DOI: 10.48550/arXiv.2303.13379. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2303.13379. Acesso em: 5 out. 2025.

ROMERO, Margarida; FORTIN, Mélanie; GARCIA, Paul. Teaching and learning in the age of artificial intelligence. arXiv preprint, Ithaca, 2023. DOI: 10.48550/arXiv.2303.06956. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2303.06956. Acesso em: 6 out. 2025.

SHARPLES, Mike. Towards social generative AI for education: theory, practices and ethics. arXiv preprint, Ithaca, 2023. DOI: 10.48550/arXiv.2306.10063. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2306.10063. Acesso em: 2 out. 2025.

MOTLAGH, Negin Yazdani; KHAJAVI, Matin; SHARIFI, Abbas; AHMADI, Mohsen. The impact of artificial intelligence on the evolution of digital education: a comparative study of OpenAI text generation tools including ChatGPT, Bing Chat, Bard, and Ernie. arXiv preprint, Ithaca, 2023. DOI: 10.48550/arXiv.2309.02029. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2309.02029. Acesso em: 6 out. 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Nogueira, B. de L., Souza, R. A., Pontes, E. P., Ferreira, R. do N., Barbosa, T. O., & Alves, E. L. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UM MUNDO CONECTADO. Revista Sistemática, 15(10), e8228 . https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-004