ENSINO PÚBLICO EM MANAUS NOS ANOS DO SAEB: DISCREPÂNCIAS ENTRE FLUXO ESCOLAR E PROFICIÊNCIA NO IDEB
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-005Palavras-chave:
IDEB, SAEB, Educação Pública, Aprovação Escolar, Aprendizagem, Qualidade da EducaçãoResumo
Este artigo mergulha na realidade da rede pública municipal de Manaus para entender o que realmente está acontecendo com a educação. Ao longo dos anos de aplicação do SAEB (Exame Nacional), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, tem apresentado avanços, mas esses números representam uma melhoria genuína no aprendizado dos alunos? Esta investigação se concentra em uma suspeita: a diferença entre as duas partes que compõem o IDEB, fluxo escolar (taxa de aprovação e reprovação) e proficiência (o que os alunos realmente aprenderam). Verificou-se o crescimento do IDEB, os alunos estão aprendendo mais ou se é resultado de estratégias focadas ou uma educação falsiane, com o objetivo de atingir metas estatísticas. Usando dados oficiais do MEC/INEP, identificou-se que os números do IDEB podem ser impulsionados, principalmente pelo aumento das aprovações, ou seja, os alunos estão avançando de ano para ano. O problema? Esse avanço não está sendo acompanhado por um aumento proporcional em seu aprendizado. O estudo levanta um debate urgente: qual é o impacto real dessas avaliações em larga escala na forma como as escolas são administradas? E quais são os riscos da chamada "pedagogia do exame", onde o foco na aprovação no teste pode acabar desviando a atenção da qualidade do ensino e do desenvolvimento integral dos alunos?
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