ENSINO PÚBLICO EM MANAUS NOS ANOS DO SAEB: DISCREPÂNCIAS ENTRE FLUXO ESCOLAR E PROFICIÊNCIA NO IDEB

Autores

  • Enoque Costa da Encarnação
  • Flávio Mota Morais Silveira
  • Francisco dos Santos Nogueira
  • Gilcilene Costa Batista
  • Priscila Lima de Freitas
  • Sammya Judiss
  • Sofhia Silva da Costa
  • Vaneilia Batista de Vasconcelos
  • Welhington dos Santos Coelho

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-005

Palavras-chave:

IDEB, SAEB, Educação Pública, Aprovação Escolar, Aprendizagem, Qualidade da Educação

Resumo

Este artigo mergulha na realidade da rede pública municipal de Manaus para entender o que realmente está acontecendo com a educação. Ao longo dos anos de aplicação do SAEB (Exame Nacional), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, tem apresentado avanços, mas esses números representam uma melhoria genuína no aprendizado dos alunos? Esta investigação se concentra em uma suspeita: a diferença entre as duas partes que compõem o IDEB, fluxo escolar (taxa de aprovação e reprovação) e proficiência (o que os alunos realmente aprenderam).  Verificou-se o crescimento do IDEB, os alunos estão aprendendo mais ou se é resultado de estratégias focadas ou uma educação falsiane, com o objetivo de atingir metas estatísticas. Usando dados oficiais do MEC/INEP, identificou-se que os números do IDEB podem ser impulsionados, principalmente pelo aumento das aprovações, ou seja, os alunos estão avançando de ano para ano. O problema? Esse avanço não está sendo acompanhado por um aumento proporcional em seu aprendizado. O estudo levanta um debate urgente: qual é o impacto real dessas avaliações em larga escala na forma como as escolas são administradas? E quais são os riscos da chamada "pedagogia do exame", onde o foco na aprovação no teste pode acabar desviando a atenção da qualidade do ensino e do desenvolvimento integral dos alunos?

Referências

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

da Encarnação , E. C., Silveira, F. M. M., Nogueira , F. dos S., Batista, G. C., de Freitas , P. L., Judiss , S., da Costa, S. S., de Vasconcelos, V. B., & Coelho, W. dos S. (2025). ENSINO PÚBLICO EM MANAUS NOS ANOS DO SAEB: DISCREPÂNCIAS ENTRE FLUXO ESCOLAR E PROFICIÊNCIA NO IDEB. Revista Sistemática, 15(10), e8235 . https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-005