IMPACTO DO PROJETO CRESCER PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO E VULNERABILIDADE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA-RS
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-006Palavras-chave:
Políticas Públicas, Vulnerabilidade Social, Formação Integral, Crianças e AdolescentesResumo
O presente estudo analisa o impacto do Projeto CRESCER sobre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social no município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. O projeto constitui uma iniciativa socioeducativa, cultural e instrutiva que busca promover valores como cidadania, responsabilidade, empatia, respeito, educação e saúde. Estruturado em sete pilares, sua metodologia contempla práticas psicomotoras, sociocognitivas e religiosas, aliadas ao estímulo ao trabalho em equipe, à disciplina e à formação integral dos participantes. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e empresas privadas locais, o projeto concentra-se, sobretudo, no território de abrangência do CRAS III, que atende 23 bairros de alta complexidade social. A relevância deste estudo reside na compreensão dos efeitos concretos de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência em contextos vulneráveis, possibilitando a identificação de boas práticas, lacunas e oportunidades de aprimoramento. Ao evidenciar os resultados alcançados, a pesquisa pretende subsidiar o fortalecimento de estratégias e políticas públicas mais eficazes e alinhadas às demandas das comunidades atendidas.
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