GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E SUSTENTABILIDADE: UM PANORAMA DAS FONTES RENOVÁVEIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv16n1-001Palavras-chave:
Geração Distribuída, Energias Renováveis, Sustentabilidade, Transição EnergéticaResumo
A crescente demanda energética e os desafios ambientais têm impulsionado a busca por alternativas sustentáveis, entre as quais a geração distribuída (GD) se destaca como ferramenta estratégica para a diversificação da matriz elétrica brasileira. Este estudo teve como objetivo analisar as principais fontes de GD – solar, eólica, hídrica, biomassa, biogás e hidrogênio –, discutindo, principalmente, suas potencialidades. A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico, com levantamento e análise de referenciais teóricos e documentos institucionais que abordam os impactos, avanços e desafios do setor. Os resultados evidenciam que a GD contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa, aumenta a segurança energética, diminui perdas na transmissão, gera empregos e promove o desenvolvimento socioeconômico. Observou-se, contudo, que barreiras como os altos custos de implantação, a dificuldade de acesso a financiamento e a necessidade de aprimoramento tecnológico ainda limitam sua expansão. A discussão demonstra que, apesar dessas restrições, a GD apresenta tendência de crescimento e consolidação no Brasil, especialmente com o avanço do hidrogênio verde e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à transição energética. Conclui-se que a geração distribuída, se devidamente incentivada, tem potencial para se tornar um dos pilares da sustentabilidade energética no país, contribuindo tanto para os compromissos climáticos internacionais quanto para o desenvolvimento econômico e social em âmbito nacional.
Downloads
Referências
ARAUJO, Sandro Roberto Nascimento. Microgeração eólica conectada à rede elétrica para uso residencial. 2016. 55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
BRASIL. Decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004. Regulamenta a comercialização de energia elétrica, o processo de outorga de concessões e de autorizações de geração de energia elétrica, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jul. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5163.htm. Acesso em: 09 set. 2025.
DANTAS, Stefano Giacomazzi. OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA NO SEMIÁRIDO DO BRASIL. Rio de Janeiro: Ipea, 2020. ECO INVEST. Projeto de Pequena Central Hidrelétrica. 12 abr. 2005. Disponível em: https://antigo.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/ciencia/SEPED/clima/mecanismo_de_desenvolvimento_limpo/submetidos/aprovados_termos_resolucao_1/publicacoes/19/Documento-de-Concepcao-de-Projeto.pdf. Acesso em: 09 set. 2025.
GNPW Group. Biogás e Geração Distribuída: a revolução energética sustentável no Brasil. GNPW, 7 jun. 2024. Disponível em: https://www.gnpw.com.br/energia-pt/biogas-e-geracao-distribuida-a-revolucao-energetica-sustentavel-no-brasil/. Acesso em: 9 set. 2025.
PINTO, Rodrigo Jambeiro; SANTOS, Vivianni Marques Leite dos. Energia eólica no Brasil: evolução, desafios e perspectivas. RISUS - Journal on Innovation and Sustainability, v. 10, n. 1, p. 124-142, 2019.
PORTAL BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR. Uso da biomassa para gerar energia através da Geração Distribuída está em crescimento. Brasil Solar, 07 jul. 2021. Disponível em: https://www.portalenergiasolar.com.br/energia-solar/resultadonoticias.asp?id=2090. Acesso em: 09 set. 2025.
SILVA, Thamyres de Andrade. O hidrogênio na geração distribuída: desafios e possibilidades. 2022. 55 f. : il. TCC (Graduação - Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação da Paraíba / Unidade Acadêmica de Processos Industriais, 2022. Orientação : Profº D.Sc. Walmeran José Trindade Júnior.
SOUZA, Marcio Eli Moreira de. Impactos da geração distribuída nas redes de baixa tensão. 2012. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro Superior de Ensino e Pesquisa (CESEP), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.