O CINE-PET COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE FILMES PARA COMUNIDADE ACADÊMICA

Autores

  • Vitória Renata Gomes de Melo
  • Darisson Araújo Fernandes de Sousa
  • José Carlos Oliveira Santos

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Metodologias Lúdicas, Filmes, Ensino Superior

Resumo

A comunidade discente enfrenta dificuldades quanto à compreensão dos conteúdos de Ciências relacionadas tanto ao nível de dificuldade do conteúdo quanto à metodologia utilizada pelo docente, que, por muitas vezes, se resume na memorização de fórmulas e conceitos, fazendo com que o ensino se torne abstrato e de difícil compreensão, acarretando o desinteresse e abandono da disciplina por parte do discente. Uma forma de minimizar os impactos oriundos desse tipo de metodologia é a utilização de recursos audiovisuais (filmes) se tornam uma alternativa viável para o Ensino de Ciências, pois contribuem de forma significativa para o Ensino-Aprendizagem dos alunos, fazendo com que os estudantes despertem o interesse pela ciência e ao mesmo tempo, compreendam o conteúdo de forma lúdica e dinâmica. Nesse sentido, intervenções acadêmicas são fundamentais para auxiliar os alunos na compreensão desses conteúdos e, além disso, instigá-los no que tange ao interesse pela ciência. Este trabalho, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET-Química) da Universidade Federal de Campina Grande, explora a utilização de filmes como ferramenta auxiliadora na compreensão e divulgação da Ciência para a comunidade acadêmica da referida universidade, por meio do “CINE-PET”, uma de extensão denominada de “DIVERSIFICA PET”, que forma um dos pilares do programa. A atividade destacou a importância da utilização de metodologias lúdicas para o ensino e aprendizagem dos estudantes.

DOI: 10.56238/sevenVIIImulti2026-009

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Publicado

2025-11-03