A Inteligência Artificial (IA) na Educação À Distância (EAD): Vantagens, desvantagens e desafios
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-015Palabras clave:
Educação a Distância, Inteligência Artificial, TecnologiaResumen
O presente artigo possui como ímpeto realizar a investigação de como a Artificial (IA) está sendo aplicada no sistema de Educação a Distância (EAD) para que, a partir disso, fosse possível concluir suas principais vantagens, desvantagens e desafios enfrentados por educadores e alunos que fazem uso desta no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, utilizando como critérios de inclusão artigos publicados entre 2017 e 2024 em português, inglês ou espanhol, que abordem a integração da IA no contexto do EAD, ato contínuo, o método dedutivo-analítico foi aplicado para analisar e interpretar os dados coletados na revisão de literatura. Como conclusão, foi possível identificar que a inserção da IA no sistema EAD tem proporcionado vantagens significativas, como a personalização do ensino conforme o ritmo e estilo de aprendizagem de cada aluno, melhoria na avaliação de desempenho e identificação em tempo real de problemas de aprendizagem. No que tange às desvantagens, restou evidenciado desigualdades de acesso e preocupações éticas, como privacidade de dados e dependência excessiva da tecnologia, que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades críticas dos alunos, como pensamento crítico e resolução de problemas.
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