Altas habilidades e superdotação de crianças e jovens estudantes

Autores

  • Luiz Gonzaga Lapa Junior
  • Kleine José da Rocha
  • Karinne Soares Alves da Silva
  • Maria Aparecida Alves Oliveira
  • Ludmila Meneses da Silva
  • Marinalva Maniçoba de Lira
  • Elga Santos Marinho
  • Kênia José da Rocha
  • Lucineide Melo de Paulo Leão
  • Karine Aragão da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-023

Palavras-chave:

Altas habilidades, Superdotação, Escola, Família.

Resumo

Este estudo discutiu opiniões sobre as altas habilidades em estudantes. Buscou-se compreender o universo dos indivíduos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) por meio do método qualitativo com pesquisa bibliográfica e exploratória a várias bases de dados como Scielo e Google Scholar. A temática possui reflexões complexas pela heterogeneidade deste grupo. Crianças e jovens com altas habilidades e superdotação podem ter necessidades educacionais e afetivas diferenciadas, resultantes de sua complexidade cognitiva, maior intensidade de resposta, sensibilidade emocional, entre outros fatores. Elas podem demonstrar comportamentos preocupantes como desajustes sociais e insegurança que quando não trabalhadas podem ocasionar riscos socioemocionais. É importante entender o mundo cognitivo, emocional, afetivo e social dos indivíduos superdotados, de forma a reduzir suas vulnerabilidades e compreender sua forma de agir no mundo.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Altas habilidades e superdotação de crianças e jovens estudantes. (2023). International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(5), 1109-1117. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-023