ANSIEDADE PÓS-PANDEMIA: A EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA DE ADULTOS JOVENS

Autores

  • Jessiana Emerick Jordão

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n5-020

Palavras-chave:

Ansiedade, Terapia Cognitivo Comportamental, Reestruturação Cognitiva, Adultos Jovens, Pandemia

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a eficácia da Terapia Cognitivo Comportamental na reestruturação cognitiva de adultos jovens em condição de ansiedade após a pandemia de COVID 19. Realizou-se uma revisão bibliográfica qualitativa, abordando intervenções e resultados obtidos com técnicas de reestruturação cognitiva. As evidências apontaram que a aplicação da Terapia Cognitivo Comportamental contribuiu para a redução de sintomas ansiosos, melhorando indicadores de autoconfiança, percepção de controle interno e capacidade de enfrentamento diante de situações adversas. Os resultados também indicaram que a abordagem apresenta flexibilidade metodológica, podendo ser aplicada em contextos presenciais e online, com benefícios significativos para a reorganização de crenças centrais e pensamentos automáticos disfuncionais. Conclui se que a Terapia Cognitivo Comportamental se configura como uma estratégia eficaz e viável para a saúde mental de adultos jovens no período pós pandêmico.

Referências

Barros, B. R. P. de, & Floro, M. E. dos S. (2023). A terapia cognitivo-comportamental no manejo dos impactos da dependência digital em adolescentes. UNIBRA.

Castro, T. A. S. (2022). Ansiedade em meio a pandemia: Contribuição da terapia cognitiva comportamental. Faculdade Pitágoras.

Favaretto, J. A., Favareto Filho, A. C., & Bueno, S. M. (2023). Reflexos da pandemia da COVID-19 e abordagens terapêuticas da depressão na adolescência: Uma revisão narrativa. UNILAGO.

Lorentz, L. L., Mendes, T. C., & Lopes, M. M. (2024). Transtorno de ansiedade generalizada: Atualizações do diagnóstico ao tratamento com terapia cognitivo-comportamental. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 12.

Marcos, T. M. (2024). Avaliação de indicadores de ansiedade e depressão em jovens e adolescentes brasileiros durante a pandemia da COVID-19. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Rodrigues, B. R., Silva, T. T. O. R., Sousa, C. P., & et al. (2022). Análise da ansiedade em jovens adultos decorrente da pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 11(11), e59111133457. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33457

Silva, T. F. da, & Pujals, C. (2023). Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizada na pandemia do COVID-19. UNINGÁ.

Vasconcelos, E. G., & Martins, M. G. T. (2022). Ansiedade na pandemia COVID-19: Influências no aprendizado da EJA. Periódico REASE.

Publicado

2024-10-15

Como Citar

ANSIEDADE PÓS-PANDEMIA: A EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA DE ADULTOS JOVENS. (2024). International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(5). https://doi.org/10.56238/isevmjv3n5-020