GAMIFICAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Lana Ingrid Pitanga Tobias
  • Cleidejane Soares de Barros

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv11n1-003

Palavras-chave:

Gamificação, Educação, Jogos educativos, Metodologia, Ensino/aprendizagem

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática sobre a gamificação aplicada nas aulas de biologia. Tendo como pergunta norteadora: Como a gamificação tem sido aplicada na disciplina de biologia na educação básica brasileira? A pesquisa analisou produções científicas publicadas entre 2018 a 2022, nos sites: BVS, Periódico Capes e BDTD. Possui como Objetivo geral: investigar a prática da gamificação na educação básica brasileira na disciplina de biologia. Utilizando os descritores estruturados no DeCS e MeSH. O período de coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2023. Como critério de inclusão foram utilizados artigos científicos, dissertações e teses relacionados ao tema e com menos de 5 anos de publicação e, como critério de exclusão, artigos científicos dissertações e teses que não contemplam a temática gamificação na sociedade e na escola. Diante do exposto, conclui-se que a aplicação da gamificação na disciplina de biologia é uma metodologia alternativa que cada vez mais tem ganhando espaço dentro da escola já que esta traz consigo a proposta de transformar o ensinar e o aprender, mostrando também que a gamificação pode ser aplicada de variadas formas buscando a dinamicidade de aprendizagem e o protagonismo juvenil.

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Tobias, L. I. P. ., & de Barros, C. S. . (2025). GAMIFICAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Sistemática, 11(1). https://doi.org/10.56238/rcsv11n1-003