EXPLORANDO AS CONEXÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Marcia Kelly da S. Rodrigues
  • Amara Maria de Lima Buarte
  • Audeluze Maria Araújo Victor de Mendonça Lopes
  • Izeni Teixeira Pimentel
  • Elizabeth Calheiros Borges

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv12n1-003

Palavras-chave:

Neurociências, Cérebro infantil, Desenvolvimento cognitivo, Plasticidade cerebral

Resumo

O estudo das neurociências e seu relacionamento com o desenvolvimento na primeira infância têm se mostrado fundamentais para compreendermos o complexo processo de crescimento e aprendizado das crianças nos primeiros anos de vida. O objetivo geral deste estudo foi explorar as conexões entre essas duas áreas de conhecimento se revelam cruciais para promover um desenvolvimento saudável e promissor. Essa compreensão tem levado a intervenções precoces, visando otimizar o desenvolvimento infantil e prevenir potenciais desafios. No entanto, as conexões entre neurociências e desenvolvimento na primeira infância também levantam questões éticas e práticas, especialmente no contexto da educação e cuidados infantis. É fundamental traduzir as descobertas neurocientíficas em políticas e práticas que beneficiem as crianças, promovendo um ambiente seguro, afetivo e estimulante. A exploração das conexões entre neurociências e desenvolvimento na primeira infância oferece uma base sólida para aprimorar a qualidade da educação e dos cuidados oferecidos às crianças, potencializando seu crescimento e preparando as para um futuro saudável e produtivo.

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

Rodrigues, M. K. da S. ., Buarte, A. M. de L. ., Lopes, A. M. A. V. de M. ., Pimentel, I. T. ., & Borges, E. C. . (2023). EXPLORANDO AS CONEXÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Sistemática, 12(1). https://doi.org/10.56238/rcsv12n1-003