A INCLUSÃO DAS PPNES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Poliana Paulino da Silva
  • Juliana Nobre Nobrega
  • Carla Waleska Gomes de Araújo
  • Cleidejane Soares de Barros
  • Alecy Melo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv12n2-001

Palavras-chave:

Inclusão, Educação especial, Professores

Resumo

O objetivo deste trabalho é diagnosticar a situação da inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais na rede de ensino no Brasil. E tem como pergunta norteadora: Como está sendo o processo de educação inclusiva nas instituições escolares e seus desafios? A pesquisa analisou produções científicas publicadas entre 2018 e 2023, nos sites: Periódicos Capes, BVS e Scielo. O período de coleta dos dados correu no mês de setembro de 2023. Como critério de inclusão foram utilizados artigos científicos relacionados ao tema e com menos de 5 anos de publicação e, como critérios de exclusão, artigos científicos que não contemplam a temática educação inclusiva na rede de ensino. Como sabemos, a educação inclusiva é um dos novos desafios para a gestão escolar face às novas exigências que se colocam às escolas no contexto de uma sociedade democrática e em mudança. Hoje, as escolas estão ganhando atenção pública em uma sociedade global e economia baseada no conhecimento, reconhecendo que a educação tem grande valor estratégico e é uma importante condição qualitativa para o desenvolvimento pessoal em qualquer meio social.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

da Silva, P. P. ., Nobrega, J. N. ., de Araújo, C. W. G. ., de Barros, C. S. ., & dos Santos, A. M. . (2023). A INCLUSÃO DAS PPNES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Sistemática, 12(2). https://doi.org/10.56238/rcsv12n2-001