AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

  • Lindinalva Ramos da Silva
  • Cleidejane Soares de Barros

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv12n2-002

Palavras-chave:

Alfabetização, TEA, Práticas Lúdicas

Resumo

A pesquisa possui como tema as práticas lúdicas no processo de alfabetização de crianças autistas. O presente estudo procura responder à pergunta norteadora: Como as práticas lúdicas podem influenciar no desenvolvimento e processo de alfabetização de crianças autistas? A pesquisa analisou produções científicas publicadas entre 2019 e 2023, nas plataformas Scielo e Periódicos Capes. Tendo como objetivo geral: demonstrar a importância das práticas lúdicas para o desenvolvimento do processo de alfabetização de crianças autistas. Utilizando os descritores estruturados no DeCS e MeSH. O período de coleta dos dados correu no mês de maio de 2023. Utilizou-se como critério de inclusão artigos científicos pertinentes ao tema e com no máximo 5 anos de publicação e, como critérios de exclusão, artigos científicos que não consideram a temática. Com isso, conclui-se que realmente as práticas lúdicas devem fazer parte da metodologia de ensino das instituições de educacionais, principalmente, se recebem alunos com TEA, e, da prática pedagógica dos professores que desejam o desenvolvimento pleno do processo de alfabetização de crianças com TEA.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

da Silva, L. R. ., & de Barros, C. S. . (2023). AS PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. Revista Sistemática, 12(2). https://doi.org/10.56238/rcsv12n2-002