A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Vitória Dias Lima
  • Andreluza de Fátima da Silva Pombo
  • Aurora de Castro Pantoja
  • Cindy Izabelle Hage Pantoja
  • Danielle Doce Dias Silva
  • Elizete Ferreira Morais Barbosa
  • Thácila Mikaellen Mendes da Cunha
  • Vanessa Palheta Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n11-004

Palavras-chave:

Variação Linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Sociolinguística, Educação Básica, Formação Docente

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre a variação linguística e o ensino de língua portuguesa na educação básica, com o objetivo de compreender como a diversidade linguística é abordada nas práticas pedagógicas e de que forma ela pode contribuir para uma educação linguística mais inclusiva e crítica. Fundamentado na Sociolinguística Variacionista (Labov, 1972; Tarallo, 1985) e nas reflexões de autores como Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005) e Faraco (2008), o estudo ancora-se em uma metodologia qualitativa e descritiva, baseada na análise de conteúdos obtidos por meio de questionários aplicados a professores do ensino fundamental. Os resultados indicam que, embora exista um avanço no reconhecimento da importância da variação linguística, ainda persistem práticas pedagógicas ancoradas em concepções normativas da língua, o que limita o desenvolvimento de uma perspectiva plural e contextualizada do ensino. A análise revela, ainda, que muitos docentes reconhecem o valor sociocultural das diferentes variedades linguísticas, mas carecem de formação teórica e metodológica para incorporá-las de forma efetiva às aulas. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa precisa avançar na valorização da diversidade linguística, superando o preconceito linguístico e promovendo a reflexão crítica sobre o uso da língua como prática social. O estudo reforça a necessidade de novas pesquisas que explorem estratégias didáticas inovadoras voltadas à formação docente e ao letramento sociolinguístico, consolidando a integração entre teoria e prática educativa.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Lima, A. V. D., Pombo, A. de F. da S., Pantoja, A. de C., Pantoja, C. I. H., Silva, D. D. D., Barbosa, E. F. M., da Cunha, T. M. M., & Rodrigues, V. P. (2025). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Sistemática, 15(11), e8516 . https://doi.org/10.56238/rcsv15n11-004