A influência das ferramentas digitais no aprendizado

Autores

  • Maria Angélica Dornelles Dias
  • Silmara Regina Rondon Canavarros Freire Silva
  • Célia Schneider
  • Dulcinéia Ruy Nossa
  • Gabriela Clotilde dos Santos Monteiro

Palavras-chave:

Ferramentas Digitais, Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas

Resumo

O avanço das tecnologias digitais tem impactado profundamente as práticas pedagógicas, promovendo novas formas de ensinar e aprender. Este estudo teve como objetivo analisar como diferentes ferramentas digitais, como ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos educacionais, realidade virtual e dispositivos móveis, pois influenciam positivamente o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia dos artigos analisados combina pesquisa bibliográfica, estudos de caso e abordagens mistas, reunindo dados quantitativos e qualitativos com estudantes e professores da educação básica. Entre as ferramentas utilizadas destacam-se o WhatsApp, SimpleMind, GoConqr, plataformas de realidade virtual e ambientes digitais interativos, aplicadas em contextos reais de ensino. Os resultados demonstram que o uso intencional e pedagógico de recursos digitais promove maior engajamento, desenvolvimento da autonomia e aprofundamento do conhecimento por parte dos estudantes. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), em conjunto com metodologias ativas, como quizzes, flashcards e mapas mentais, resultou em melhor desempenho dos alunos, principalmente na aprendizagem de conteúdos complexos. Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem revelaram-se eficazes no apoio a formação integral dos discentes, promovendo interatividade, troca de experiências e acesso a recursos personalizados. A realidade virtual também mostrou potencial para tornar o processo de aprendizagem mais imersivo e significativo, contribuindo para a construção de saberes mais duradouros. Conclui-se que a influência das ferramentas digitais no aprendizado é positiva quando mediada por práticas pedagógicas planejadas e alinhadas às necessidades dos alunos. O sucesso dessas iniciativas depende da formação docente, do acesso às tecnologias e da intencionalidade no uso desses recursos. Assim, as ferramentas digitais não apenas ampliam as possibilidades de ensino, como também ressignificam o papel do professor e do estudante em um ambiente educacional mais dinâmico, interativo e centrado no desenvolvimento de competências para o século XXI.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-041

Downloads

Publicado

2025-07-16