Cultura etnocêntrica para o ensino da Língua Portuguesa: Desafios e perspectivas

Autores

  • Libânia Maria Pinheiro Borges

Palavras-chave:

Diversidade Linguística, Etnocentrismo, Inclusão Educacional, Ensino de Português

Resumo

Este artigo analisa como a cultura etnocêntrica influencia o ensino da língua portuguesa no Brasil, especialmente em contextos educacionais. A imposição da norma culta e do português formal sobre as variações linguísticas regionais e culturais reforça desigualdades sociais, excluindo formas de fala comuns em comunidades indígenas, negras e periféricas. Embora políticas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proponham uma valorização da diversidade linguística, a implementação prática nas escolas ainda é limitada e enfrenta resistência. Este estudo defende uma mudança de perspectiva que valorize todas as variantes da língua, considerando-as legítimas formas de expressão. O artigo também aponta a necessidade de reformulação na formação docente para preparar professores que respeitem e valorizem a diversidade linguística, promovendo uma educação inclusiva e democrática. Ao integrar as variações linguísticas ao ensino da língua portuguesa, espera-se que os alunos possam se ver representados, valorizados e respeitados, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-047

Downloads

Publicado

2025-07-16