Fundamentos filosóficos, históricos, sociais e culturais da educação: Um estudo multidimensional
Palavras-chave:
Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação, História da Educação, Educação e Sociedade, Educação e CulturaResumo
Este artigo realiza uma análise crítica dos fundamentos filosóficos, históricos, sociais e culturais da educação, destacando como essas dimensões interagem e moldam as práticas educacionais contemporâneas. A partir de uma metodologia bibliográfica, foram examinadas diferentes correntes filosóficas, como o pragmatismo e o pensamento crítico, que oferecem diversas perspectivas sobre os objetivos da educação. Historicamente, o estudo evidenciou a evolução dos sistemas educacionais em resposta às mudanças sociopolíticas, muitas vezes refletindo e perpetuando as desigualdades sociais. No contexto social, a educação foi analisada como um mecanismo crucial para a formação da identidade e para a promoção da coesão social, enquanto no âmbito cultural, destacou-se o papel da educação na reprodução e legitimação de valores culturais. O artigo conclui que uma compreensão integrada desses fundamentos é essencial para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais que sejam inclusivas e transformadoras. Além disso, enfatiza a importância de uma educação que prepare os indivíduos para enfrentar os desafios de uma sociedade global em constante mudança, promovendo uma formação crítica e consciente.