REPENSANDO A GESTÃO ESCOLAR HOJE: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

Autores

  • Adriano Rosa da Silva

Palavras-chave:

Post-School Assessment, Teaching-learning process, School Management

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi estabelecer a relação entre dados educacionais oriundos de relatórios de avaliação e o cotidiano escolar, visando à melhoria da qualidade do ensino. A análise documental permitiu obter informações sobre o grau de alcance dos objetivos estabelecidos nos currículos dos cursos e a adequação dos currículos ao perfil profissional de acordo com a área de atuação, bem como o grau de atendimento da formação oferecida nos cursos às necessidades do mercado de trabalho, no que se refere ao desempenho de cargos e ao exercício de funções técnicas previstas em sua estrutura organizacional. A metodologia utilizada foi a qualitativa descritiva, a partir da seleção e análise documental de relatórios pedagógicos de egressos de cursos profissionalizantes de nível técnico e de cursos tecnológicos de graduação e pós-graduação, de modo que as informações e os dados contidos nessas fontes foram selecionados e organizados durante a pesquisa, com o objetivo de analisar qualitativamente uma dada perspectiva educacional, abrindo a possibilidade de quantificar dados sobre a atuação profissional dos egressos. Os resultados foram, posteriormente, interpretados e analisados, à luz dos teóricos que compõem o referencial bibliográfico sobre o tema, como Zabala, Lück, Luckesi, Perrenoud, entre outros autores.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-023

Downloads

Publicado

2025-07-21