Tecnologias digitais na educação: Potencialidades e desafios para a prática pedagógica

Autores

  • Anick Danielle Bezerra da Silva
  • Flávia Maria Belém da Silva
  • Vera Lucia Kochen
  • Karen Cecília Soares de Souza
  • Alan Baltazar Vicente

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Inovação Educacional, Formação Docente

Resumo

A crescente presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nos espaços educativos tem provocado uma ressignificação das práticas pedagógicas tradicionais, exigindo dos docentes novas competências e atitudes diante dos desafios contemporâneos da educação. Este estudo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e os desafios que envolvem o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica, especialmente no contexto da educação básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, fundamentada em autores que discutem a relação entre tecnologia, formação docente e inovação no ensino. As análises revelam que, quando integradas de forma planejada e crítica ao cotidiano escolar, as TDICs podem promover a ampliação das possibilidades de ensino e aprendizagem, favorecendo a personalização do ensino, o protagonismo discente, a interatividade, a criatividade e a construção colaborativa do conhecimento. Entre as potencialidades destacam-se o uso de ambientes virtuais, plataformas educacionais, recursos audiovisuais, gamificação e ferramentas de autoria que contribuem para uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade dos estudantes. Contudo, os desafios ainda são expressivos. A falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, a resistência de parte do corpo docente à adoção de novas metodologias, a ausência de políticas institucionais efetivas e, sobretudo, a carência de formação continuada específica comprometem a efetiva integração das tecnologias ao processo pedagógico. Além disso, é necessário superar uma lógica tecnicista de uso das ferramentas digitais, compreendendo-as como mediadoras do processo educativo e não como soluções prontas ou substitutas da ação docente. Conclui-se que o potencial transformador das tecnologias digitais na educação depende da articulação entre política educacional, formação docente, cultura institucional e compromisso pedagógico com uma educação de qualidade. Assim, as TDICs devem ser vistas como instrumentos capazes de contribuir para a construção de uma prática pedagógica inovadora, reflexiva, democrática e centrada na aprendizagem dos estudantes.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-054

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Publicado

2025-07-22