Gamificação no aprendizado: Como os jogos podem transformar a educação

Autores

  • Lucas Ferreira Gomes
  • Dayvisson César Piovezan Tozato
  • Andréa de Cássia Ramos de Oliveira Neves
  • Jacqueline Pharlan de Camargo
  • Anderson Amaro Vieira

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Gamificação, Metodologias Ativas

Resumo

A gamificação, entendida como a utilização de elementos característicos dos jogos em contextos não lúdicos, tem se consolidado como uma estratégia didática capaz de promover maior engajamento, motivação e participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo compreender os reflexos da gamificação na educação, investigando suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional em diferentes níveis e modalidades de ensino. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em teóricos contemporâneos que discutem aprendizagem significativa, metodologias ativas e inovação educacional. Os resultados das análises apontam que a gamificação, quando planejada de forma intencional e integrada ao currículo, favorece o protagonismo discente, estimula a resolução de problemas, amplia o interesse pelos conteúdos e fortalece competências como autonomia, cooperação, persistência e pensamento crítico. Na educação básica, destaca-se como recurso facilitador da aprendizagem por meio da ludicidade e da competição saudável. Na educação superior, a gamificação atua como ferramenta para potencializar a permanência, reduzir a evasão e qualificar a experiência de aprendizagem por meio da interatividade. As práticas bem-sucedidas envolvem o uso de plataformas digitais, quizzes, recompensas, rankings, desafios progressivos e feedbacks imediatos, elementos que estimulam a participação e o senso de conquista. Entretanto, os estudos também evidenciam desafios na implementação da gamificação, como a necessidade de formação docente específica, tempo para planejamento pedagógico e adequação dos recursos às realidades institucionais. Conclui-se que a gamificação é mais do que uma tendência educacional, pois se materializa como uma metodologia capaz de ressignificar a prática docente, desde que utilizada com intencionalidade pedagógica, sensibilidade ao contexto e foco na aprendizagem significativa. Assim, os jogos poderão transformar a forma como se ensina e como se aprende, contribuindo para uma educação mais envolvente, interativa e alinhada às demandas do século XXI.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-056

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Publicado

2025-07-22