A educação na era digital: Desafios e potencialidades das redes sociais para a aprendizagem

Autores

  • Albanita Ferreira Lima
  • Marly Gonçalves da Silva
  • Henrique Diovanni Ferreira Souza
  • Haroldo Nascimento da Cruz
  • Angela Löser Mai

Palavras-chave:

Educação Digital, Inovação Pedagógica, Redes Sociais

Resumo

A ascensão das redes sociais virtuais transformou significativamente os modos de interação e comunicação na sociedade contemporânea, impactando diretamente os contextos educacionais. Este estudo tem como objetivo discutir os desafios e as potencialidades do uso das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem, destacando como essas ferramentas podem ser integradas de maneira crítica e pedagógica à prática docente. Fundamentado em uma revisão bibliográfica, o presente estudo aborda conceitos como cibercultura, aprendizagem em rede e principalmente o uso de redes digitais no processo de aprendizagem. Os dados indicam que, embora as redes sociais como o Facebook, Instagram, YouTube estejam presentes na rotina de professores e estudantes, sua apropriação como ferramenta educativa ainda enfrenta barreiras estruturais, culturais e pedagógicas. Entre as potencialidades identificadas, destaca-se a capacidade das redes sociais de ampliar os espaços e tempos da aprendizagem, promover a colaboração e o protagonismo estudantil, favorecer a construção coletiva do conhecimento e aproximar os conteúdos escolares das vivências socioculturais dos alunos. Além disso, as redes possibilitam a criação de ambientes interativos que favorecem a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico. Por outro lado, os desafios envolvem desde a resistência docente à integração dessas ferramentas, passando pela formação pedagógica inadequada, até a ausência de infraestrutura tecnológica nas escolas. Conclui-se que a adoção efetiva das redes sociais na educação requer uma mudança paradigmática na concepção de ensino. É necessário que a escola se reinvente, alinhando-se às práticas comunicativas dos estudantes e promovendo uma educação significativa, crítica e conectada com as demandas da sociedade em rede. Assim, as redes sociais, quando integradas de maneira planejada e reflexiva, podem contribuir para o fortalecimento de uma educação mais dialógica, democrática e emancipadora.

DOI: 10.56238/IIICongressMedicalNursing-057

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Publicado

2025-07-22