Educação Ambiental em Perspectiva: Aula de Campo como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Ecologia e Meio Ambiente - Uma Proposta Didática Integrada à BNCC

Autores

  • Alan Christian Moreira dos Santos
  • Aline Cristina Moreira Scabio
  • Bruna Alexia do Nascimento Brum de Souza
  • João Vitor Moreira Martins dos Santos

Palavras-chave:

Aula de Campo, Espaço Não-Formal de Educação, Sensibilidade Ambiental

Resumo

O trabalho propõe a promoção do aprendizado sobre ecologia, biodiversidade, formação e uso do solo, importância dos rios aéreos e sequestro de carbono, mecanismo de redução do aumento da temperatura global e preservação ambiental por meio de trilhas ecológicas em uma área de extrema relevância ambiente no município de Vila Velha na Área de Preservação Permanente Lagoa Encantada (APP Lagoa Encantada), conectando assim, teoria e prática de maneira significativa. Com isso, foi realizado uma aula de campo em uma área de extrema importância ambiental no município de Vila Velha, atividades pré e pós-campo para consolidar os conhecimentos adquiridos, incentivar a reflexões críticas sobre a conservação ambiental para alunos do 6° e 7° ano do ensino do ensino fundamental e por fim, criar um roteiro de atividades pedagógicas replicável em outras escolas da região. Durante as atividades práticas nas trilhas ecológicas, os alunos aplicam os conceitos, observando e registrando a fauna e flora locais, analisando cadeias alimentares e avaliando impactos ambientais da região. Após as atividades de campo, foram realizadas atividades complementares, como relatório de aula de campo e questionário, roda de conversa entre outras atividades. Os alunos puderam desenvolver diversas competências e habilidades da Base Nacional de Currículo Comum (BNCC).

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-095

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Publicado

2025-08-11