Uma sequência didática para o estudo conceitual de frações com uso de materiais manipuláveis

Autores

  • Vanessa da Silva Chaves de Morais
  • Janilse Fernandes Nunes
  • Jean Oliver Linck
  • Adriana Yokoyama
  • Dionéia Migotto
  • Mirian Laisa Paul

Palavras-chave:

Frações, Engenharia Didática, Materiais Manipuláveis

Resumo

Nesta pesquisa qualitativa, investigou-se o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a introdução do conceito de fração. As atividades foram desenvolvidas com 91 alunos do Ensino Fundamental de uma Escola da rede federal no município de Santa Maria, RS. A partir das atividades desenvolvidas, pretendeu-se analisar se os materiais manipuláveis contribuíram para o aprendizado dos alunos despertando habilidades de formar conceitos matemáticos sobre os racionais, compreender a representação geométrica e relacionar a situações vinculadas ao dia a dia. Os resultados obtidos foram analisados a partir das observações seguindo as etapas da Engenharia didática. Na atividade aqui descrita, notou-se que a maior parte dos alunos teve um aproveitamento significativo nas avaliações realizadas e nas atividades posteriores e, em especial, apreciaram a realização das atividades, a manipulação dos materiais e a possibilidade de interação com os colegas.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-097

Downloads

Publicado

2025-08-11