Aplicação da abstração reflexionante ao processo de inversão aritmética

Autores

  • Vanessa da Silva Chaves de Morais
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
  • Janilse Fernandes Nunes
  • Adriana Yokoyama
  • Daniela Mendonça de Morais Nunes

Palavras-chave:

Inversão de Operações Aritméticas, Reversibilidade, Provas Piagetianas, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem como propósito investigar a inversão das operações aritméticas sob a ótica da abstração reflexionante, fundamentando-se no método clínico proposto por Jean Piaget. Para tanto, foi aplicada a prova intitulada "A Inversão das Operações Aritméticas", apresentada por Piaget (1977/1995, p. 43-58), com o intuito de identificar o nível de abstração reflexionante demonstrado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados revelaram que, dos três participantes analisados, um situou-se no nível IB — caracterizado pela atenção exclusiva ao conteúdo, sem articulação das formas de ação, operando, portanto, com abstrações predominantemente empíricas. Os dois demais sujeitos alcançaram o nível III, evidenciando a capacidade de refletir sobre o percurso realizado de n a n’, sendo capazes de reconstruir n por meio da análise e coordenação de suas próprias ações. Assim, a comparação entre os desempenhos evidencia que os sujeitos no nível III desenvolvem a noção de número por meio da abstração refletida, especialmente a partir da compreensão do percurso, da ordenação e da inversão das operações aritméticas.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-098

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Publicado

2025-08-11