Infâncias múltiplas e desafios educacionais no chão amazônico

Autores

  • Jurandi Souza Xerente
  • Leonardo Sampaio Baleeiro Santana
  • Neila Barbosa Osório
  • Claudiany Silva Leite Lima
  • Leila Cardoso Machado
  • Roseany Calazans Lameira da Silva
  • Valmir Fernandes de Lira
  • Rosy Franca Silva Oliveira
  • Samuel Marques Borges
  • Karinne Oliveira Meneses
  • Ana Élita Gomes dos Santos
  • Vanessa Hatxu de Moura Karaja
  • Elizabete de Souza Santos Batista
  • Caio Graco Santos Flor
  • Marilene Stachak Schmitt
  • Denize Bernarda da Silva Simas
  • Rosimar Neres de Sousa Oliveira
  • Matheus Sousa da Silva Marques
  • Karla Gisleide da Silva Araujo Saraiva
  • Osiana Lustosa dos Santos
  • Simone de Jesus Silva
  • Marceli Ferreira Sousa
  • Valci Sinã
  • Rairan Wasde Marinho Xerente
  • Dalâyne Lopes dos Santos

Palavras-chave:

Infância Amazônica, Ludicidade, Família Ampliada Redes de Proteção, Comunidades Ribeirinhas

Resumo

O estudo investiga as infâncias amazônicas, enfatizando a ludicidade, a família e as redes de proteção no cotidiano ribeirinho, analisando suas implicações para o cuidado e o desenvolvimento infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, buscou compreender como o brincar, os vínculos de parentesco e o compadrio estruturam práticas educativas formais e não formais, contribuindo para a preservação cultural e para a coesão comunitária. Os resultados apontam que a ludicidade, além de recurso pedagógico, é expressão cultural e instrumento de fortalecimento identitário, enquanto a família ampliada atua como eixo de proteção e transmissão de saberes. A investigação reforça a importância de políticas e práticas que valorizem a diversidade cultural e territorial, evitando modelos homogêneos e desconectados da realidade local.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-111

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Publicado

2025-08-15