Preconceito e discriminação com as mulheres no mercado musical
Palavras-chave:
Mulheres na Música, Mercado Musical, Discriminação e PreconceitoResumo
O estudo partiu da necessidade de ouvir as vozes das mulheres e como elas registram, como desfrutam da almejada autonomia, liberdade e igualdade, se submetendo, na maioria das vezes, ao poder masculino. Considera-se que analisar a cena musical paraibana como um espaço historicamente marcado pela predominância masculina, na qual é visível que homens e mulheres não possuem iguais oportunidades de participação. Este estudo teve como objetivo analisar a participação das mulheres artistas no mercado musical da Paraíba, revelando um cenário ainda marcado por desigualdades de gênero. O escopo teórico esteve fundamentado nos estudos que refletem sobre a música, como manifestação cultural das mais próximas do cotidiano e como pode ser diretamente afetada por determinações que afirmam ou contestam modelos e costumes vigentes em um dado momento histórico, corroborando para a compreensão do fator gênero e orientação sexual e como podem ser expressos na produção musical de homens e mulheres. A metodologia utilizada foi pautada na análise de conteúdo de respostas abertas em entrevista estruturada, com apoio da utilização da Escala de Likert. Os resultados demostraram que a discriminação e o preconceito, o acesso ao financiamento e o apoio para o registro de obras, têm alimentado a luta por direitos e por reconhecimento e vêm ganhando espaço no Brasil e na Paraíba, diminuindo desvantagens das mulheres tanto na cena social, quanto na cena musical. A pesquisa apontou que as mulheres ainda têm que lidar com obstáculos internos e externos às suas carreiras, conciliando responsabilidades familiares com a busca de saídas criativas diversas, para enriquecer suas jornadas artísticas.