Sustentabilidade no currículo: Um relato de experiência em Engenharia Civil

Autores

  • Samuel Carvalho Resende
  • Diana Melo Barbosa

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Sustentabilidade, Ensino, Engenharia Civil

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Sustentabilidade do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Com a crescente preocupação ambiental e a necessidade de práticas sustentáveis, a formação de profissionais capacitados se torna essencial, respaldada por políticas públicas como a Política Nacional de Educação Ambiental. O estudo analisa como a ABP foi implementada, envolvendo os alunos em atividades práticas que integraram teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de propostas sustentáveis. A metodologia incluiu observações do docente sobre o desempenho dos alunos, que demonstraram forte engajamento e inovação ao apresentar soluções como reuso de água e energia solar. Ao final, todos os alunos alcançaram nota máxima, evidenciando a eficácia da metodologia ativa em promover um aprendizado significativo e prático, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho em um contexto cada vez mais exigente em relação à sustentabilidade.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-121

Downloads

Publicado

2025-08-19