Inovação no ensino com o uso de recursos tecnológicos

Autores

  • Jacqueline Pharlan de Camargo
  • Karen Cecília Soares de Souza
  • Leiliane Sousa da Costa
  • Edmaury Vieira Fabri
  • Roberto Carlos Cipriani

Palavras-chave:

Inovação Educacional, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas

Resumo

A inovação no ensino, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, tem se consolidado como um elemento essencial para transformar práticas pedagógicas, promover a inclusão digital e atender às exigências formativas do século XXI. A presença cada vez mais intensa de recursos tecnológicos no ambiente escolar não se restringe à utilização de ferramentas, mas envolve a reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem, exigindo um novo olhar para o papel do professor e para o protagonismo do estudante. O objetivo deste estudo é compreender de que forma o uso pedagógico das tecnologias pode contribuir para práticas inovadoras que favoreçam o engajamento discente, a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas contemporâneas. A metodologia presente nos materiais analisados é de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, baseada em revisões sistemáticas da literatura que exploram temas como formação docente, cultura digital, práticas interativas, redes sociais na educação e políticas de inovação. Os resultados apontam que a inovação no ensino ocorre quando há intencionalidade pedagógica, integração crítica das tecnologias e valorização da aprendizagem ativa. Ferramentas como o Instagram, por exemplo, mostraram-se eficazes no ensino, desde que utilizado com o objetivo de contemplar potencializar a aprendizagem, logo, percebe-se a eficiência ao articular teoria e prática em uma linguagem próxima à dos estudantes. Além disso, os estudos ressaltam a importância da formação contínua dos docentes, da construção de ambientes híbridos de aprendizagem e da necessidade de superar desigualdades no acesso às tecnologias. Destaca-se ainda que o uso de recursos tecnológicos deve estar atrelado a objetivos educativos claros e a uma proposta curricular coerente, que contemple metodologias ativas, colaboração e inclusão. Conclui-se que inovar no ensino com o uso de recursos tecnológicos vai além de apenas modernizar a sala de aula, mas repensar profundamente o processo educativo, promovendo uma prática docente mais criativa, reflexiva e conectada às realidades dos estudantes, com foco na construção de uma educação mais significativa, equitativa e transformadora.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-040

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Publicado

2025-07-16