Formação continuada de professores(as): Classe hospitalar interface entre educação e saúde
Palavras-chave:
Classe Hospitalar, Formação Docente, Interface Saúde EducaçãoResumo
A classe hospitalar é uma sala de aula que busca propiciar a continuidade da escolarização para estudantes internados em hospitais para tratamento, Neste sentido, a formação de professor(a) para este âmbito exige temáticas que atendam às necessidades específicas. O trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa realizada em uma classe hospitalar, que teve por objetivo averiguar a formação docente que se coaduna ao atendimento escolar no âmbito do hospital. No que se refere a metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período da pandemia, que permitiu a compreensão de questões que tem como objeto situações particulares e complexas da educação na saúde e exigem diferentes enfoques. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada através da plataforma do Zoom Meetings com professoras com experiência em classe hospitalar . Nos resultados alcaçados as professoras assinalaram temáticas que contemplam a particularidade do trabalho docente no hospital, tais como: a interface entre saúde e educação, o adoecimento, a relação teoria e prática e o fortalecimento emocional de professores(as) com a finalidade de identificar temas pertinentes à docência no ambiente hospitalar que contribuam para um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade do(a) professor(a) neste âmbito.