O ensino de matemática a estudantes com dupla excepcionalidade Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/ superdotação nos anos iniciais

Autores

  • Marli de Fatima da Silva
  • Márcia Aparecida Silva
  • Fabiula Cristina Ignacio
  • Celma Cristina Ferreira da Silva Nascimento
  • Joanil Maria da Silva
  • Sandra Bueno da Silva Duarte

Palavras-chave:

Dupla Excepcionalidade, Autismo, Altas Habilidades/Superdotação, Ensino de Matemática, Inclusão

Resumo

Este artigo discute práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Matemática para estudantes com dupla excepcionalidade, aqueles que apresentam, simultaneamente, diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica sistemática, com análise de estudos de caso e abordagem descritiva, visando compreender os desafios enfrentados por esse público e propor estratégias de ensino inclusivas e personalizadas, que considerem suas necessidades específicas. Os resultados indicam que metodologias baseadas no ensino explícito, no enriquecimento curricular e em abordagens visuais são eficazes para potencializar as habilidades matemáticas desses estudantes, respeitando suas particularidades cognitivas e emocionais. Embora haja avanços teóricos e legais no campo da inclusão, ainda persistem lacunas na formação docente e nas práticas escolares, especialmente no reconhecimento e no atendimento adequado da dupla excepcionalidade. A discussão enfatiza a importância da flexibilização curricular, da avaliação individualizada e da mediaçãopedagógica intencional no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que uma abordagem personalizada que valorize tanto os talentos quanto os desafios dos estudantes com TEA e AH/SD é fundamental para garantir uma educação matemática significativa, inclusiva e equitativa.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-141

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Publicado

2025-08-25