O ensino de matemática a estudantes com dupla excepcionalidade Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/ superdotação nos anos iniciais
Palavras-chave:
Dupla Excepcionalidade, Autismo, Altas Habilidades/Superdotação, Ensino de Matemática, InclusãoResumo
Este artigo discute práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Matemática para estudantes com dupla excepcionalidade, aqueles que apresentam, simultaneamente, diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica sistemática, com análise de estudos de caso e abordagem descritiva, visando compreender os desafios enfrentados por esse público e propor estratégias de ensino inclusivas e personalizadas, que considerem suas necessidades específicas. Os resultados indicam que metodologias baseadas no ensino explícito, no enriquecimento curricular e em abordagens visuais são eficazes para potencializar as habilidades matemáticas desses estudantes, respeitando suas particularidades cognitivas e emocionais. Embora haja avanços teóricos e legais no campo da inclusão, ainda persistem lacunas na formação docente e nas práticas escolares, especialmente no reconhecimento e no atendimento adequado da dupla excepcionalidade. A discussão enfatiza a importância da flexibilização curricular, da avaliação individualizada e da mediaçãopedagógica intencional no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que uma abordagem personalizada que valorize tanto os talentos quanto os desafios dos estudantes com TEA e AH/SD é fundamental para garantir uma educação matemática significativa, inclusiva e equitativa.