O ensino da matemática com uso de tecnologias em sala de aula

Autores

  • Vanessa da Silva Chaves de Morais
  • Janilse Fernandes Nunes
  • Jean Oliver Linck
  • Adriana Yokoyama
  • Bruna Leal Tonetto
  • Gisele Silva do Nascimento

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Educacionais, Práticas Pedagógicas, Educação Digital, Inovação no Ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do uso de tecnologias digitais no ensino da matemática em sala de aula, comparando os métodos tradicionais e os recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Os métodos tradicionais, baseados na explicação expositiva, no uso de livros e exercícios manuais, embora fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio matemático, muitas vezes limitam a capacidade dos alunos em aplicar conceitos de forma contextualizada e dinâmica. Por outro lado, o uso de tecnologias — como softwares matemáticos, aplicativos, plataformas virtuais e objetos digitais de aprendizagem — tem se mostrado eficiente em tornar o conteúdo mais interativo, visual e acessível, possibilitando uma aprendizagem mais ativa e personalizada. A pesquisa aponta que a integração equilibrada entre estratégias pedagógicas tradicionais e recursos tecnológicos oferece um ambiente de ensino mais inclusivo, participativo e adaptado às demandas do século XXI. As tecnologias não substituem o papel do professor, mas funcionam como aliadas na promoção de um ensino significativo e voltado ao desenvolvimento de competências essenciais, como resolução de problemas, pensamento crítico e autonomia intelectual.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-146

Downloads

Publicado

2025-08-27