Educação integral e avaliação da aprendizagem: Contribuições da pedagogia histórico-crítica para uma formação humana omnilateral
Palavras-chave:
Educação Integral, Avaliação da Aprendizagem, Pedagogia Histórico-Crítica, Formação OmnilateralResumo
A Educação Integral, no contexto da educação brasileira, constitui-se como uma proposta capaz de ampliar a formação humana, superando práticas fragmentadas e restritivas. Entretanto, a avaliação da aprendizagem, frequentemente utilizada de forma classificatória e excludente, permanece como um dos principais desafios para sua efetivação. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para compreender as interfaces entre Educação Integral e avaliação da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir de autores clássicos e contemporâneos da área (Saviani, Duarte, Moll, Libâneo, Luckesi, Pimenta), além de dados recentes do INEP (2023) e do Centro de Referências em Educação Integral (2023). O recorte temporal considerou produções publicadas entre 2008 e 2023, período de ampliação das políticas públicas de tempo integral no Brasil. Conclui-se que a avaliação da aprendizagem, concebida como prática formativa e crítica, constitui elemento essencial para a consolidação da Educação Integral, garantindo a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos e a formação omnilateral dos sujeitos.