Proposta de implantação dos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na Universidade de Gurupi (UnirG): Uma resposta às demandas reprimidas e às necessidades de desenvolvimento regional

Autores

  • Jenilson Alves de Cirqueira
  • Thais Farias Pereira
  • Angélica Alves de Alcântara
  • Jenilsa Alves de Cirqueira
  • João Gabriel Barbosa de Cirqueira

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Ensino Superior, Saúde Coletiva, SUS, Desenvolvimento Econômico, Políticas Públicas, Gurupi, UnirG, CER

Resumo

Este artigo propõe a implantação dos cursos de graduação em Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na Universidade de Gurupi (UnirG), localizada no município de Gurupi, Tocantins. Com base nos dados do Censo 2022, que indicam uma crescente demanda reprimida por serviços de reabilitação e inclusão de pessoas neurodivergentes e com deficiências psicomotoras, aliado à escassez de cursos nessas áreas no Norte e Centro-Oeste do Brasil, a proposta é justificada. A nova legislação que exige a coleta de dados sobre transtornos e neurodivergências reforça essa necessidade. Gurupi, como polo metropolitano e parte de um consórcio governamental no sul do Tocantins, apresenta infraestrutura e demanda suficientes, com o recente Centro de Reabilitação Especializado Monsenhor Geraldo Torres (CER), inaugurado em 3 de junho de 2025, como catalisador. Analisa-se também o potencial de transferência de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para Gurupi e municípios consorciados após o aumento da demanda.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-175

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Publicado

2025-09-10