Entre corpo e tela: Quatro séries documentais como arquivos vivos da dança

Autores

  • Inês Vieira Bogéa
  • Sayonara Sousa Pereira

Palavras-chave:

Dança, Audiovisual, Memória, Arquivo, Séries Documentais

Resumo

O artigo “Entre Corpo e Tela: Quatro Séries Documentais como Arquivos Vivos da Dança”, de autoria de Inês Bogéa em coautoria com sua supervisora de pós-doutorado Sayonara Pereira (USP/ECA), analisa a relevância da produção audiovisual na preservação da memória desta arte. A partir da pesquisa “Corpo Arquivos Vivos: Trajetórias e Poéticas da Dança no Contexto Brasileiro”, são investigadas quatro séries televisivas/documentais: Tempo de Dança (Arte 1, 2025), Dança Contemporânea (SescTV, 2009–2020), Coreografia – O Desenho da Dança no Brasil (Arte 1/Curta!/Prime Video, 2016) e Figuras da Dança (SPCD, TV Cultura, Arte 1, Curta!, 2008–2025). Essas produções, ao combinarem depoimentos, registros de ensaio e de espetáculos, transformam experiências efêmeras em memória audiovisual. O texto articula referenciais teóricos (Halbwachs, 1950/2004; Nora, 1993; Ricoeur, 2007; Taylor, 2003; Derrida, 1995/2001; Nichols, 2010; Huyssen, 2003/2014, entre outros) com entrevistas realizadas por Inês Bogéa com pesquisadores brasileiros (Cerbino, Alvarenga, Marinho, Brum e Xavier), no contexto do pós-doutorado. A análise discute o audiovisual como mediador entre permanência e perda, arquivo e repertório, subjetividade e história coletiva. O estudo evidencia que tais séries não apenas registram, mas produzem memória, reinscrevendo a dança no tempo e configurando-se como dispositivos historiográficos, políticos e poéticos para a cultura brasileira contemporânea.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-180

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Publicado

2025-09-10