Uso inadequado de celulares em sala de aula: Impactos na concentração e aprendizagem na ECIT Advogado Nobel Vita

Autores

  • Robson Silva Cavalcanti
  • Carla Rossana de Araújo Torres Nogueira
  • Hugo Soares Cavalcanti
  • Marcos Vinícius Dionízio da Silva
  • José Jonas Almeida Silva
  • Maria de Fátima Silva Cavalcanti
  • Ana Amélia Cavalcanti Nunes

Palavras-chave:

Uso de Celulares, Distração Escolar, Desempenho Acadêmico, Tecnologia Educacional, Percepção Docente

Resumo

Este estudo aborda o crescente desafio do uso inadequado de celulares em sala de aula e seu impacto na aprendizagem e na atenção dos estudantes. Partindo do pressuposto de que, embora dispositivos móveis possam ser ferramentas pedagógicas, seu uso descontrolado se tornou uma preocupação central, o trabalho visa investigar as práticas de uso indevido de celulares na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Advogado Nobel Vita, em Coremas-PB. Os objetivos específicos foram identificar as finalidades desse uso e compreender as percepções de discentes e docentes sobre o tema, com foco na dinâmica de atenção e aprendizado. A metodologia empregou uma abordagem mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados, aplicados via Google Forms, a uma amostra de 135 alunos e 18 professores da referida escola. Os dados quantitativos foram analisados utilizando porcentagens e gráficos, enquanto as percepções abertas foram tratadas por análise temática para identificar padrões e categorias relevantes. Os resultados revelaram que o uso inadequado do celular é amplamente prevalente, com 68,1% dos alunos admitindo praticá-lo. Essa incidência compromete a atenção e a assimilação de conteúdo, sendo que 65,1% dos estudantes reconhecem que o celular prejudica sua concentração. A perspectiva docente corroborou esses achados, com 88,9% dos professores observando o uso indevido e 90% afirmando que este afeta negativamente a dinâmica das aulas, com 70% relatando essa ocorrência com frequência. Esses dados evidenciam que o uso inadequado do celular constitui um obstáculo significativo ao processo de ensino-aprendizagem. As principais contribuições do projeto residem em fornecer um diagnóstico localizado e empírico de um problema global, destacando a urgência de abordagens eficazes. O estudo aponta para a necessidade premente de implementar estratégias que promovam a conscientização dos alunos e de políticas institucionais que limitem o uso inadequado, ao mesmo tempo em que se considera o potencial da tecnologia como ferramenta pedagógica. Recomenda-se a comunidade escolar pactuar diretrizes claras e explorar o potencial do uso consciente da tecnologia. Sugere-se, ainda, um novo estudo para investigar a correlação direta entre o uso indevido de celulares e o desempenho acadêmico de alunos com baixo rendimento.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-189

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Publicado

2025-09-14