Contribuições da Olimpíada Parinitinense de Matemática (OPM) na educação matemática em Parintins

Autores

  • Maildson Araújo Fonseca
  • Paulo Sergio Ribeiro da Silva
  • Pedro Silvio Coimbra Rodrigues
  • Júlio Cesar Marinho da Fonseca
  • Manoel Fernandes Braz Rendeiro

Palavras-chave:

OPM, Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, OBMEP

Resumo

O presente artigo apresenta a manifestação dos alunos das escolas publicas de Parintins no gosto pela Matemática e assim revelar novos talentos na disciplina. A Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM) é desenvolvida pelo trabalho de cinco professores e acadêmicos do curso de Matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), apoiado pela Prefeitura Municipal de Parintins através da Secretaria Municipal de Educação e o empenho de gestores das escolas, pedagogos, professores de Matemáticas de todas as redes de ensino e a participação de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando contribuir na melhoria do ensino da Matemáticas, visando maior interatividade, desenvolvendo a habilidade  da lógica, criatividades e  curiosidades na resolução de problemas. Esta olimpiada também  foca na na melhoria dos índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e na Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (OBMEP)

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-235

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Publicado

2025-10-02