Legislação Brasileira: Diretrizes para inclusão educacional de pessoas com deficiência e inclusão de discentes no Ensino Superior

Autores

  • Giordano Muneiro Arantes
  • Luiz Cesar Martini

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Pessoas com Deficiência, Legislação Brasileira, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Políticas Públicas

Resumo

Neste artigo analisamos como a legislação brasileira orienta a inclusão educacional de Pessoas com Deficiência (PcD), com foco no Ensino Superior. Partindo de uma abordagem histórico-conceitual e dos marcos internacionais da inclusão, analisando a Constituição de 1988, LDB/1996 (e atualizações), Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), Lei de Cotas (Leis 12.711/2012 e 13.409/2016), Lei de Acessibilidade (10.098/2000) e Decreto 10.094/2019 (Tecnologia Assistiva) e suas implicações para políticas, gestão e práticas pedagógicas. Verificando que mesmo com o respaldo de leis e políticas públicas ainda sim é observado a divergência entre norma e prática, evidenciado por taxas aquém do desejável de ingresso e permanência de estudantes com deficiência e por barreiras programáticas, atitudinais, metodológicas e instrumentais. Analisamos a necessidade da formação continuada docente com foco em acessibilidade; provisão de materiais, plataformas e espaços acessíveis; monitoramento de indicadores de acesso, permanência e aprendizagem; e estímulo à produção e adoção de tecnologia assistiva. Para a verdadeira inclusão exige transitar da conformidade legal para a implementação consistente e emancipatória no cotidiano universitário, assegurando participação, autonomia e sucesso acadêmico de todos.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-239

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Publicado

2025-10-06