Ampliação e fidelização de associados em cooperativa de crédito

Autores

  • Eduardo Lucas Sperb
  • Pedro Luís Büttenbender
  • Adriano Justen
  • Nelson José Thesing

Palavras-chave:

Cooperativismo, Fidelização, Princípios, Associado, Governança

Resumo

Este artigo versa sobre a atração e retenção de associados em cooperativas de crédito, através da qualidade de serviços e conjunto de produtos nas perspectivas da sustentabilidade. O objetivo é estudar e compreender fatores relacionados à atração e fidelização de associados em uma cooperativa de crédito.  Em termos metodológicos caracteriza-se como pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, descritivos e estudo de caso, com procedimentos de pesquisa de campo, bibliográficos e análise de conteúdo. Considerando fator crucial para as cooperativas, em especial as de crédito, a atração e retenção de associados, como fator de viabilidade e sustentabilidade dos negócios. O atendimento humanizado, produtos atrativos, participação comunitária, sobras, intercooperação, adesão voluntária e pertencimento são evidenciados. A fidelização está associada à percepção de valor dos serviços, à transparência da gestão, à capacidade em estabelecer relações de parceria com os associados, a educação cooperativista e o os princípios cooperativistas. O estudo evidencia ainda que os associados mais antigos valorizam mais a prestação de serviços, as sobras no final do exercício o que sugere a necessidade de estratégias contínuas de engajamento, comunicação e formação dos cooperados, ampliação dos vínculos entre cooperados e a cooperativa, como fatores fundamentais para a sustentabilidade da cooperativa.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-248

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Publicado

2025-10-09