Pequenos Socorristas – Ensinando reanimação cardíaca para crianças: Relato de experiência

Autores

  • Arthur Bonella Zulian
  • Mateus Ruaro Ferreira
  • Camila Portaluppi Michelon
  • Ana Julia Sceurman
  • Agatha Kniphoff da Cruz
  • Bianca da Silva Haubert
  • Carolina Horst dos Santos
  • Edisom Paula Brum

Palavras-chave:

Suporte Básico de Vida, Reanimação Cardiopulmonar, Educação em Saúde, Crianças, Primeiros Socorros

Resumo

As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte súbita no mundo, sendo a reanimação cardiopulmonar (RCP) um fator determinante para a sobrevivência em casos de parada cardiorrespiratória (PCR). O ensino de suporte básico de vida (Basic Life Support – BLS) para leigos é uma estratégia essencial para reduzir a mortalidade, mas ainda pouco difundida no Brasil. Este relato descreve a experiência do projeto “Pequenos Socorristas”, que teve como objetivo ensinar, de forma lúdica, o reconhecimento de uma PCR e a execução de manobras básicas de RCP a crianças de 4 a 8 anos em uma escola de educação infantil. O projeto foi desenvolvido em uma escola municipal de Estrela, RS, ao longo de um semestre, com encontros semanais. As atividades incluíram explicações sobre o funcionamento do coração, reconhecimento da parada e treino prático com manequins infantis ao som da música “Baby Shark”, adaptada ao ritmo da compressão torácica. Observou-se grande engajamento, curiosidade e alegria por parte das crianças, além de uma progressiva familiarização com o tema. Conclui-se que o ensino de RCP para crianças é uma ferramenta promissora na formação de futuros cidadãos conscientes e capazes de agir em situações emergenciais, podendo contribuir, a longo prazo, para o aumento da taxa de sobrevida em casos de PCR.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-272

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Publicado

2025-10-27